X

Artigo

Rosana Valle: Medo da Covid-19 não pode prejudicar tratamento de outras doenças

Houve uma queda de até 27% de internações de pacientes da rede de saúde que deixaram de fazer tratamentos de câncer e outras doenças

Da Reportagem

Publicado em 15/06/2020 às 11:03

Atualizado em 15/06/2020 às 11:06

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

DIVULGAÇÃO

Por Rosana Valle 

Preocupa o fato de que muitos brasileiros estão deixando de tratar câncer, doenças cardíacas e outros problemas, com medo de frequentar hospitais por conta da pandemia do novo coronavírus. 

Os últimos levantamentos apontam que houve uma queda de até 27% de internações de pacientes da rede de saúde, pública e privada, que deixaram de fazer tratamentos de câncer e outras doenças. 

Dados da Associação Nacional de Hospitais Privados (Ahahp), que reúne indicadores de 119 instituições privadas em todo o Brasil, informam que a busca pelos atendimentos de emergência caiu 40% no primeiro quadrimestre, em comparação a 2019.

Pedi ao Ministério da Saúde a realização de campanha nacional de orientação da população sobre a importância de se buscar atendimento médico para tratar outras enfermidades. 

Reivindiquei também ao Governo Federal que ajude os prefeitos da Baixada Santista e do Vale do Ribeira a adotar ações preventivas nesse sentido.

Mesmo os hospitais estando abertos para tratar outras doenças, a pandemia da Covid-19 afugentou pacientes em risco de morte de emergências e atendimentos. 

A Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista  apontou uma queda de 50% nos atendimentos a pacientes com infarto, em comparação com o mesmo período de 2019. 

É preocupante a redução da busca por tratamento para problemas de saúde que não podem esperar e não apresentaram redução de casos, mesmo com a quarentena. Para se ter uma ideia, os atendimentos por câncer tiveram 23% menos internações nesse primeiro quadrimestre. Nos casos de problemas do aparelho circulatório (como infarto), as internações caíram 21%.

Um dos maiores temores está na queda dos exames para detectar neoplasias. Especialistas lembram que está havendo adiamento de diagnóstico de cânceres, o que significa que pessoas não serão tratadas no tempo correto. E em câncer isso é fundamental para o prognóstico.

É claro que os que não precisam sair de casa para fazer consultas e exames não devem fazê-lo. Mas dar atenção só para Covid-19 traz o risco de ignorarmos  o atendimento de doenças crônicas que podem se agravar.
  
Sugeri ao Governo Federal que dê suporte para que as prefeituras ampliem seus sistemas de drive thrus utilizados em testes e vacinações para promover um pré-atendimento e, quando necessário, viabilizar agendamento médico na rede pública. 

Outra ação preventiva é utilizar os sistemas dos programas de saúde da família, onde houver, para realizar uma busca ativa em pacientes já cadastrados ou não, de forma a impedir que fiquem esquecidos em casa e venham a morrer por falta de atendimento.

Rosana Valle, deputada federal

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Circuito Sesc de Artes acontecerá este mês em Praia Grande

Atividades de diferentes linguagens culturais ocorrerão gratuitamente

Bertioga

Na faixa! Sebrae Aqui Bertioga abre inscrições para vários cursos

As quatro formações serão em endereços diferentes

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter