Rosana Valle - De olho na Ponte dos Barreiros

Estou acompanhando as obras e farei isso até a Ponte dos Barreiros ficar totalmente recuperada

Comentar
Compartilhar
20 JUL 2021Por Artigo06h40
Rosana Valle, deputada federalRosana Valle, deputada federalFoto: DIVULGAÇÃO

Recebi muitos comentários nas minhas redes socais de moradores e de pessoas que frequentam a Área Continental de São Vicente, informando que não estão vendo movimento de obras nas colunas da Ponte dos Barreiros. Eles perguntam por que os trabalhos não começaram.

Afinal, querem saber como está sendo aplicado o recurso total de R$ 58 milhões que consegui junto ao Governo Federal para a recuperação completa da Ponte dos Barreiros. 

A primeira fase emergencial das obras, junto às colunas mais danificadas, já foi concluída, o que permitiu a liberação da ponte, que ficou mais de 200 dias interditada, obrigando as pessoas a atravessarem a ligação a pé para ir de casa ao trabalho.

Diante destes importantes questionamentos, fui ver o que estava acontecendo lá e vi que a empresa encarregada da obra contratada pela Prefeitura de São Vicente, a Jatobeton, está montando um novo canteiro, maior e mais completo do que na primeira fase da obra. 

Isso porque, no pico da recuperação estrutural, 180 trabalhadores deverão estar atuando simultaneamente no local. Por isso, precisarão de refeitórios, sanitários, toda a infraestrutura de suporte. 

A empresa recuperou o prédio do antigo Centro Náutico, com pintura de salas, fez a parte elétrica, criou uma sala com segurança para a guarda dos equipamentos a serem utilizados na obra, instalou caixas de água para reservar o líquido a ser utilizado no jateamento das colunas, além de providenciar a drenagem ao redor do prédio.

O estacionamento foi terraplanado e aberto um acesso, com escada, direto para a ponte, para garantir aos trabalhadores a chegada ao local da obra sem precisar se expor entre os veículos. Uma pista da ponte Serpa foi  interditada durante os trabalhos e outra ficará aberta ao tráfego de veículos.

A empresa informou que as obras diretas nas colunas serão iniciadas nos próximos dias. Toda a estrutura da ponte será recuperada. As pistas terão asfalto novo, iluminação, sinalização viária e a capacidade de carga será aumentada. Outra notícia importante é que  90 % da mão de obra serão de trabalhadores da região.

Estou acompanhando as obras e farei isso até a Ponte dos Barreiros ficar totalmente recuperada. Além do contato permanente com a Prefeitura de São Vicente, faço questão de ver de perto como estão os trabalhos.

Informo, também, que os pagamentos à empresa só serão feitos à medida que as etapas das obras forem concluídas. Fez recebe, não fez, não recebe. 

Agradeço aos moradores da Área Continental pelo alerta. Toda vez que receber mensagens das pessoas que precisam passar pela ponte irei verificar, in loco, como estão os serviços. Afinal, é o dinheiro público, de todos nós, que está sendo aplicado na obra.

Rosana Valle, deputada federal