Artigo

Rosana Valle - Bruno Covas: legado de coragem

Estamos sob o impacto da perda de um grande santista, mas acima de tudo um exemplo de político brasileiro

Artigo

Publicado em 17/05/2021 às 09:29

Atualizado em 17/05/2021 às 16:57

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Rosana Valle, deputada federal / DIVULGAÇÃO

Continua depois da publicidade

Estamos sob o impacto da perda de um grande santista, mas acima de tudo um exemplo de político brasileiro. Bruno Covas acaba de nos deixar num momento em que o Brasil vive, na política, uma insana polarização, justamente em meio a uma pandemia que trouxe morte, acentuou a miséria, o desemprego e o medo do futuro.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A memória de Bruno Covas merece todo o nosso respeito, bem como seus familiares e amigos precisam de todo o conforto que possam receber neste momento. E é por isso mesmo que faço questão de dizer que Bruno, com sua precoce e triste partida, nos deixa um exemplo de fé na política que deve ser praticada com desapego e extrema coragem.

Continua depois da publicidade

A coragem se mostra mesmo como a grande qualidade dos Covas. A mesma coragem do avô Mário, que não encontrou barreiras para construir a boa política. Não respeitou muros nos tempos de exceção; não se deixou conter por dogmas partidários; por limites econômicos e pelas impossibilidades que são cotidianas na vida dos gestores públicos.

Mário Covas partiu pra cima dos desafios, venceu aqueles que queriam fazê-lo calar; ajudou gestores de outros partidos, como fez em São Vicente, quando foi quase um pai para o então prefeito Márcio França, de partido diverso do seu. Já muito doente, fez questão de visitar São Vicente e percorreu a maior favela da região, a México-70, em cadeira de rodas.  

Continua depois da publicidade

Esta coragem estava mesmo no sangue. Bruno Covas, que se preparou para governar, mostrou, como prefeito de São Paulo, que doença nenhuma o iria impedir de trabalhar.  

Montou um quarto e passou a dormir na sede da Prefeitura, no agitado Centro da maior Cidade da América do Sul. Dali irradiou, para os 12 milhões e meio de habitantes, uma energia sã. Foi reeleito, vencendo o meu candidato, Márcio França, que considerou uma honra ser derrotado por Bruno.

Este é o exemplo que deve ficar. Bruno, como o avô Mário, superou, sem hesitar um segundo sequer, a tentação de praticar a política pelo rancor, pela vaidade, pelo fácil apelo da polarização.

Continua depois da publicidade

Ao contrário, respondeu com amor, tolerância e extrema elegância todas as críticas que recebeu. Tenho certeza que está nos braços de Deus pela coragem de amar, de derrubar paradigmas com a leveza que só os muito fortes podem fazer.

Assim agem os grandes líderes da história. Temos que nos inspirar em Bruno Covas e tentar, todos os dias, praticar a coragem de vencer os preconceitos, as limitações que existem em todos os partidos políticos e buscar a paz e o entendimento. Obrigado, Bruno Covas, pelo exemplo que nos deu com o seu imenso legado de amor.

Rosana Valle, deputada federal

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software