Rosana Valle - Atrair investimentos para gerar empregos

É claro que não podemos nos descuidar, que temos que usar máscaras e manter o distanciamento social. Mas também temos o direito de ter esperanças, de acreditar em dias melhores.

Comentar
Compartilhar
13 ABR 2021Por Artigo06h40
Rosana Valle, deputada federalRosana Valle, deputada federalFoto: DIVULGAÇÃO

Saímos agora da fase emergencial para a fase vermelha. Com todos os cuidados e de forma gradual, temos a oportunidade de ver retomadas algumas atividades. O número de internações por Covid-19 começa a diminuir na região. 

É claro que não podemos nos descuidar, que temos que usar máscaras e manter o distanciamento social. Mas também temos o direito de ter esperanças, de acreditar em dias melhores.

Até porque temos uma multidão de jovens e adultos desempregados. Este batalhão já estava formado bem antes da pandemia e aumentou consideravelmente. A geração de empregos e oportunidades precisa ser uma preocupação constante de todos nós.

Esperamos a vacinação em massa e o consequente recuo da pandemia para recuperar, também, o prejuízo que acumulamos na educação. As novas gerações precisam ser capacitadas para os novos desafios.

Um dos principais caminhos para a recuperação dos empregos e o crescimento da nossa economia é a atração de investimentos. O mundo precisa saber ainda mais do nosso potencial. Assim, atrairemos dinheiro novo para aquecer nossa economia e gerar novos empregos.

Hoje este fenômeno se verifica com intensidade nos países do continente africano. Isso mesmo. Muita gente não sabe, mas há uma onda de investimentos, sobretudo de empresas asiáticas, em países que até então eram conhecidos pelos seus problemas sociais, como a Etiópia. 

Os investidores vão atrás de países onde há potencial de crescimento, até por conta das necessidades de suas populações, que carecem de itens básicos de consumo.

Aqui perto, na América Latina, temos notícias de investimentos no Peru e na Colômbia, entre outros países, que começam uma reação econômica e a consequente geração de empregos. Há, sim, investidores no mundo em busca de oportunidades. E nós, brasileiros, temos que mostrar nossas potencialidades. 

A nossa região é privilegiada em aspectos logísticos, pela  proximidade com grandes centros consumidores e por suas belezas naturais e qualidade de vida. Temos o maior porto do continente e muitos profissionais capazes.

Temos agências capacitadas para vender nossas potencialidades no exterior, como a Apex Brasil, no Governo Federal, e a Invest São Paulo, no Governo do Estado. Estas agências conquistaram novos mercados para a indústria e o agronegócio brasileiros. Também trouxeram milhões de dólares em investimentos e milhares de empregos, como fez a Invest SP em terras paulistas. 

Precisamos, depois de passada a pandemia, concentrar esforços na atração de investimentos para que consigamos recuperar prejuízos e, principalmente, a dignidade dos brasileiros.

Rosana Valle, deputada federal