X

Artigo

Rosana Valle - Atenção aos pescadores de Peruíbe

Pescadores são parte de uma cultura que precisa ser preservada, como muitos países e governos já perceberam

Da Reportagem

Publicado em 21/07/2020 às 07:07

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

DIVULGAÇÃO

Por  Rosana Valle   

Quando você come um peixe num restaurante, ou mesmo em casa, depois de comprá-lo na peixaria, muitas vezes não sabe todo o esforço do pescador para lhe trazer este rico alimento. O pescador, além de arriscar a vida no mar, traz consigo um conhecimento milenar, transmitido por gerações, que contribui para o sucesso da pesca. 

O pescador ouve do pai, do avô, dos mais velhos, as lições sobre as marés, os ventos, as fases da lua, o comportamento dos peixes, a migração dos cardumes. É um aprendizado diário, prático, com todas as características de uma ciência, só que eles não usam microscópios nem jalecos.   

Mas sabem que aquela água mais densa, mais carregada de nutrientes, repleta de zooplâncton e fitoplâncton, é que atrai o peixe. Sabem que a troca de matéria orgânica entre o mangue e o mar garante a riqueza e a biodiversidade nos estuários, praias, costões, em toda a plataforma continental.   

Percebem quando as primeiras frentes frias, empurradas pela Corrente das Malvinas, trazem os cardumes de tainhas do Sul no inverno, junto com as sororocas e anchovas, miraguaias. Sabem que a Corrente do Brasil, sinalizada pela “lestada”, por conta do vento do quadrante Leste, traz os peixes de verão, como a pescada, o robalo, a caratinga, o xaréu, a guaivira e tantos outros. 

Estes apenas alguns exemplos do conhecimento dos pescadores, não muito reconhecidos aqui pelo Litoral de São Paulo, mas que os catarinenses, por exemplo, decretaram como patrimônio cultural na figura dos simpáticos “manezinhos”, os homens do mar do Sul, descendentes de açorianos, hábeis nas canoas, na arte de jogar tarrafa e de ler os sinais do mar. 

Digo tudo isso porque temos, aqui perto, em Peruíbe, um grupo de pescadores que está precisando da nossa ajuda. Eles tiveram suas embarcações afetadas pelo “ciclone bomba”, que atingiu a região semanas atrás. São apenas 12 barcos que precisam ser recuperados, reconstruídos, resgatados, para que eles possam a voltar a pescar. 

Os pescadores do Rio Preto, de Peruíbe, tiveram grande ajuda da comunidade em alimentos e solidariedade. Mas precisam das autoridades para recuperar seus barcos e voltar a trabalhar com dignidade. Necessitam também de uma rampa para poderem puxar suas embarcações do rio para fazerem os reparos.   

Por isso, apelei ao secretário Nacional da Pesca, Jorge Seif, para que estude uma ajuda para estes valorosos pescadores. Apelo a Jorge Seif e ao Governo Federal para que atendam este pedido. Para que olhem para estes homens e mulheres do mar, da Colônia Z-5 de Peruíbe. Eles representam mais que uma atividade. São parte de uma cultura que precisa ser preservada, como muitos países e governos já perceberam.

Rosana Valle, deputada federal

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter