Artigo

ODS Santos integra cidades e territórios, e alcança e reconhecimento internacional

A proposta santista já alcança diversas cidades do Estado de São Paulo e se tornou referência nacional

Fábio Tatsubô - Coordenador Regional BS do Movimento Nacional ODS SP

Publicado em 11/11/2025 às 07:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Em 2025, a cidade avançou na integração dos coletivos por meio do ColaBora Mundo / Renan Lousada/DL

Continua depois da publicidade

A cidade de Santos concluiu, neste mês, um marco importante em sua trajetória rumo ao desenvolvimento sustentável. Desde a criação do Departamento ODS no Gabinete do Prefeito, em 2022, a cidade vem ampliando suas ações e consolidando uma rede colaborativa que já ultrapassa fronteiras regionais e nacionais.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Em 2023, foi lançado o Plano de Ação ODS Santos 2030, envolvendo todas as secretarias e autarquias em metas transversais integradas aos contratos PDR. No ano seguinte, vieram o Movimento ODS Santos, o Manifesto ESG das MPEs e o programa Blue Economy Santos, da AEAS.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Brasil na encruzilhada dos ODS: análise da 9ª edição do Relatório Luz

• Festival no Litoral Norte terá apresentação de projeto santista sobre os ODS

Em 2025, a cidade avançou na integração dos coletivos por meio do ColaBora Mundo, iniciativa que unifica esforços em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da pauta ESG.

O crescimento foi acelerado: da Prefeitura para a Cidade, da Cidade para a Região. Atualmente, Cubatão, Guarujá e Itanhaém já estão alinhadas à metodologia de Santos, Mongaguá iniciou as etapas de adesão e Peruíbe avança na formação de um núcleo da sociedade civil.

Continua depois da publicidade

A proposta santista já alcança diversas cidades do Estado de São Paulo e se tornou referência nacional, com diálogos em curso com ONU Habitat, países lusófonos, Japão e Portugal.

ColaBora Mundo: união dos coletivos ODS e ESG

Idealizado como uma utopia, o ColaBora Mundo se tornou realidade. A inédita integração entre a Autoridade Portuária de Santos (APS), o Parque Tecnológico de Santos (FPTS) e o Sebrae configura um modelo pioneiro no Brasil.

Entre os destaques estão o Cleanup Day, que mobilizou 177 instituições em oito cidades; a 3ª Game Jam – Desafio ODS 13, que conectou inovação e propósito; e o 2º Fórum de Construção, Inovação e Sustentabilidade, com resultados mensuráveis como a neutralização de carbono.

Continua depois da publicidade

Ainda este ano, estão previstas duas novas ações de impacto: uma voltada à igualdade de gênero e outra ao fortalecimento da economia local para microempreendedores individuais (MEIs).

Santos na Semana Global dos ODS da ONU

No cenário internacional, Santos se destaca no mapa global de ações da ONU (#ACT4SDGs). Em 2023, foram registradas 370 iniciativas; em 2024, mais de 2 mil; e em 2025, Santos se tornou a cidade com mais ações cadastradas, até o fechamento deste texto: 3312, superando a cidade francesa de Nouvelle-Aquitaine com 3.227 ações, tornando-se a cidade com mais ações registradas no mundo.


Relatório anual e compromisso coletivo
Com o encerramento do ano, chega o momento de entrega dos relatórios ao Movimento Nacional ODS SP. O documento é encaminhado à Comissão Nacional ODS (CNODS), da Secretaria-Geral da Presidência da República, e posteriormente à ONU. Tão importante quanto realizar é registrar e compartilhar os resultados. Os relatórios devem ser enviados em PDF para: [email protected].

Continua depois da publicidade

Reconhecimento e gratidão

A jornada não foi fácil. Houve desafios, críticas e tentativas de desqualificação. Mas também houve apoio, colaboração e incentivo de pessoas de todas as regiões do país. A rede que se formou em torno dos ODS é hoje a principal força motriz da transformação.

E como ninguém faz nada sozinho, preciso agradecer. Primeiro a querida Deborah Okida que acompanhou esta jornada e contribuiu demais nessa escalada. Muito obrigado.

A equipe engajada do Dept. ODS: Bruno Valdevino, Rodrigo Cirilo, Viviane de Paula, Gerson Bento, Edu Jr. Lúcia Flávia Martins e Renato Figueiredo. Dão toda a estrutura que preciso para avançarmos.

Continua depois da publicidade

Aos amigos que os ODS me trouxeram: Diego Nunes, Arminda Augusto, Claudio Bastos, Marcio Cruz, André de Fazio, Zuleica Goulart, Lavito Bacarissa, Eduardo Bittencourt, Marco Aurélio Rosas, André Vicente, e tantos outros que tornariam essa lista interminável, meu muito obrigado. 

Minha gratidão a todos vocês que estão aqui com propósito, comprometidos em fazer a diferença na nossa cidade. É essa rede de pessoas engajadas que transforma ideias em ações em realidade.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software