Artigo
A proposta santista já alcança diversas cidades do Estado de São Paulo e se tornou referência nacional
Em 2025, a cidade avançou na integração dos coletivos por meio do ColaBora Mundo / Renan Lousada/DL
Continua depois da publicidade
A cidade de Santos concluiu, neste mês, um marco importante em sua trajetória rumo ao desenvolvimento sustentável. Desde a criação do Departamento ODS no Gabinete do Prefeito, em 2022, a cidade vem ampliando suas ações e consolidando uma rede colaborativa que já ultrapassa fronteiras regionais e nacionais.
Em 2023, foi lançado o Plano de Ação ODS Santos 2030, envolvendo todas as secretarias e autarquias em metas transversais integradas aos contratos PDR. No ano seguinte, vieram o Movimento ODS Santos, o Manifesto ESG das MPEs e o programa Blue Economy Santos, da AEAS.
Continua depois da publicidade
Em 2025, a cidade avançou na integração dos coletivos por meio do ColaBora Mundo, iniciativa que unifica esforços em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da pauta ESG.
O crescimento foi acelerado: da Prefeitura para a Cidade, da Cidade para a Região. Atualmente, Cubatão, Guarujá e Itanhaém já estão alinhadas à metodologia de Santos, Mongaguá iniciou as etapas de adesão e Peruíbe avança na formação de um núcleo da sociedade civil.
Continua depois da publicidade
A proposta santista já alcança diversas cidades do Estado de São Paulo e se tornou referência nacional, com diálogos em curso com ONU Habitat, países lusófonos, Japão e Portugal.
Idealizado como uma utopia, o ColaBora Mundo se tornou realidade. A inédita integração entre a Autoridade Portuária de Santos (APS), o Parque Tecnológico de Santos (FPTS) e o Sebrae configura um modelo pioneiro no Brasil.
Entre os destaques estão o Cleanup Day, que mobilizou 177 instituições em oito cidades; a 3ª Game Jam – Desafio ODS 13, que conectou inovação e propósito; e o 2º Fórum de Construção, Inovação e Sustentabilidade, com resultados mensuráveis como a neutralização de carbono.
Continua depois da publicidade
Ainda este ano, estão previstas duas novas ações de impacto: uma voltada à igualdade de gênero e outra ao fortalecimento da economia local para microempreendedores individuais (MEIs).
No cenário internacional, Santos se destaca no mapa global de ações da ONU (#ACT4SDGs). Em 2023, foram registradas 370 iniciativas; em 2024, mais de 2 mil; e em 2025, Santos se tornou a cidade com mais ações cadastradas, até o fechamento deste texto: 3312, superando a cidade francesa de Nouvelle-Aquitaine com 3.227 ações, tornando-se a cidade com mais ações registradas no mundo.
Relatório anual e compromisso coletivo
Com o encerramento do ano, chega o momento de entrega dos relatórios ao Movimento Nacional ODS SP. O documento é encaminhado à Comissão Nacional ODS (CNODS), da Secretaria-Geral da Presidência da República, e posteriormente à ONU. Tão importante quanto realizar é registrar e compartilhar os resultados. Os relatórios devem ser enviados em PDF para: [email protected].
Continua depois da publicidade
A jornada não foi fácil. Houve desafios, críticas e tentativas de desqualificação. Mas também houve apoio, colaboração e incentivo de pessoas de todas as regiões do país. A rede que se formou em torno dos ODS é hoje a principal força motriz da transformação.
E como ninguém faz nada sozinho, preciso agradecer. Primeiro a querida Deborah Okida que acompanhou esta jornada e contribuiu demais nessa escalada. Muito obrigado.
A equipe engajada do Dept. ODS: Bruno Valdevino, Rodrigo Cirilo, Viviane de Paula, Gerson Bento, Edu Jr. Lúcia Flávia Martins e Renato Figueiredo. Dão toda a estrutura que preciso para avançarmos.
Continua depois da publicidade
Aos amigos que os ODS me trouxeram: Diego Nunes, Arminda Augusto, Claudio Bastos, Marcio Cruz, André de Fazio, Zuleica Goulart, Lavito Bacarissa, Eduardo Bittencourt, Marco Aurélio Rosas, André Vicente, e tantos outros que tornariam essa lista interminável, meu muito obrigado.
Minha gratidão a todos vocês que estão aqui com propósito, comprometidos em fazer a diferença na nossa cidade. É essa rede de pessoas engajadas que transforma ideias em ações em realidade.