X

Artigo

Nilton C. Tristão: Um breve até logo

2020 será um marco a ser estudado na história global como um todo e no Brasil em particular

Da Reportagem

Publicado em 29/06/2020 às 17:19

Atualizado em 29/06/2020 às 17:21

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

DIVULGAÇÃO

Devido ao aumento de compromissos oriundos da eleição municipal que se avizinha, este será o último artigo até a data da realização do pleito. De qualquer forma, 2020 será um marco a ser estudado na história global como um todo e no Brasil em particular, o ano em que a natureza revoltou-se através de eventos climático e viral, impondo-se perante uma pseudopax humana, desacelerando nossa noção de tempo, promovendo gigantescas perdas econômicas e ceifando milhares de vidas. 
 
Em solo tupiniquim presenciamos a substituição do delírio petista pela perversidade bolsonarista, movimento narcisista que pretende redesenhar os designíos da nação à sua imagem e semelhança, gente egocêntrica, que em nome de combater a corrupção sistêmica abraça variadas percepções e ignomínias que desprezam os avanços edificados pelos princípios do universalismo, temerosa com a possibilidade das individualidades nacionais abrirem espaço para a identidade terráquea.
 
Nesse período também fomos expostos ao crime de lesa-pátria maior “do que sonhava a nossa vã filosofia”, quando instâncias federativas, comandadas por representantes eleitos pelo sufrágio popular, gastaram bilhões de reais de afogadilho, sem qualquer planejamento prévio ou controle imposto pela lei 8.666 que estabelece as normas gerais sobre licitações e contratos administrativos, prometendo proteção contra o avanço da pandemia do novo coronavírus. 
 
Portanto, a eleição de outubro ou novembro trará consigo as mesmas tendências que estão surgindo no horizonte das sucessões presidenciais na Polônia e EUA. Entre os brasileiros, o primeiro embate será travado no campo da disputa municipal, com prefeitos mirando o futuro próximo perante a ótica do ponteiro de combustível no limite da reserva e oposicionistas tateando o solo buscando descobrir a direção da caravana do voto. 
 
Como afirmei anteriormente, vivenciamos a lógica da razão comum vibrando em dissonância ao contingente de excepcionalidades. Portanto, a partir de agora, dedicarei meu tempo e energia no auxílio aos postulantes que disputarão os cargos de chefes dos executivos locais, assumindo a missão de diagnosticar, interpretar e definir estratégias capazes de recriar projetos em cadência com os anseios e demandas prementes; construindo teses originais para circunstâncias atípicas; pensamentos e ações para além dos limites da caixa. 
 
Essa eleição detém todos os ingredientes para determinar a envergadura que separa homens de meninos, populistas de estadistas, humanistas de obscurantistas, administradores de ineptos. Assim, em breve nos reencontraremos para dividir crônicas de um mundo em ebulição.
 
Nilton C. Tristão
Cientista Político – Opinião Pesquisa
Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Prêmios da Lotofácil e Quina saem para Santos e São Vicente; saiba quanto e lotéricas

Os sorteios foram realizados na noite desta terça-feira (23). Confira os resultados

Cotidiano

Turista é arrastado por correnteza na Praia do Tombo, em Guarujá

Os guarda-vidas estavam em outra extremidade da praia no momento do ocorrido.

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter