X

Artigo

Nilton C. Tristão - Bolsonaro, Jones, Manson & Applewhite

Esses indivíduos possuem em comum a capacidade de desenvolver simbologias que afastam os seus adeptos do raciocínio crítico

Artigo

Publicado em 13/09/2021 às 12:04

Atualizado em 13/09/2021 às 12:04

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Nilton César Tristão, cientista político / DIVULGAÇÃO

“Entendam, eu não estou preso aqui com vocês, vocês estão presos aqui comigo”. (Rorschach, Watchmen - Alan Moore). Quais são os elementos comportamentais e linguísticos que convergem entre as figuras de Jair Bolsonaro, Jim Jones, Charles Manson e Marshall Applewhite? 

Como todos sabem, o Reverendo Jim Jones foi o causador do suicídio por envenenamento de 918 membros do próprio culto na cidade de Jonestown/Guiana em 1978; Charles Manson em 1960 liderou a seita conhecida como “família Manson”, responsável por diversos roubos e assassinatos, inclusive, aquele que culminou na morte da atriz Sharon Tate, grávida de oito meses do cineasta Roman Polanski; o líder religioso Marshall Applewhite foi responsável pelo suicídio coletivo de 39 pessoas em 1997, gente que acreditava que a passagem do cometa Hale-Bopp viria acompanhada de uma nave espacial que os transportaria para um destino empíreo. 

Esses indivíduos possuem em comum a capacidade de desenvolver simbologias que afastam os seus adeptos do raciocínio crítico, ou seja, o axioma que detém a finalidade de possibilitar a interligação do ser existencial com a realidade concreta e palpável. “As principais características do sectarismo são: o bloqueio do pensamento de base e a doutrinação absoluta que escorre do topo. É proibido raciocinar. Discordar é algo profano. O que vem do líder é verdade suprema, ainda que irracional ou insano.” (Adriano Peralta).

Em outros termos, quando o princípio do contraditório começa a ser sufocado pelo impedimento de divergências, o comportamento tribal ganha relevância sobre o cosmopolita. Com base nessa conjuntura, signos e referências assumem interpretações sui generis diante do escopo de corroborar as crenças que unem os membros inter-relacionados, onde hábitos comuns são transmutados em atitudes peculiares que avançam na forma de agrupamentos assumindo características típicas de facções, lógica idêntica à demarcação de campos de atuação, que provem a sensação de superioridade moral e a legitimidade para alastrar a infâmia. 

Essas identificações de grupo promovem o senso de identidade e pertencimento, que definem a nós mesmos e aos outros, como também aumentam a autoestima e senso de status. Os objetivos competitivos e diferenças inerentes são fundamentais para a geração e evolução de estereótipos sociais – edificação de rivalidades, teorias de superioridade e a justificativa para a marginalização do outro. Sob uma abordagem patológica, os movimentos de massa tipicamente populistas ou de seitas podem ser constituídos a partir da loucura ou devaneios de um protagonista que posteriormente são convertidos em delírios compartilhados. 

Bolsonaro, Jones, Manson e Applewhite, utilizaram a audácia carismática como mecanismo para ocultar a fraqueza. “A audácia descarada torna a história mais verídica, distraindo a atenção de suas incoerências”. Além disso, exploraram a relutância daqueles que se acostumaram com as regras do jogo e que cultivam a dificuldade intrínseca em lidar com o imponderável e imprevisível. 

A demonstração de coragem exacerbada transmite a sensação de poder e grandeza. A confusão entre o real e o ilusório são elementos fundamentais no processo de manipulação do inconsciente coletivo. Quem em sã consciência levaria crianças para serem executadas em câmaras de gás, sem que houvesse uma forte alteração de perspectiva entre o certo e o errado? 

Até o dia 07 de setembro, “A guerra cultural bolsonarista deu um passo além. Deixou de ser apenas um instrumento para a disputa de narrativas... Está se transformando em uma seita, numa forma de vida”. (Professor João Cezar Castro Rocha). Esperamos que esse delírio coletivo tenha se exaurido e chegado ao seu término.

* Nilton César Tristão, cientista político

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

São Vicente utilizará plataforma de inteligência no combate à criminalidade

Sistema Detecta integra dados de pessoas com histórico de infrações em outras cidades

Diário Mais

Relembre as personalidades sepultadas no cemitério do Paquetá, em Santos

Políticos, artistas e até poetas fazem do cemitério um patrimônio histórico da cidade

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter