X

Artigo

Artigo - Megaesôfago em cães

O esôfago é um tubo muscular estriado que transporta alimentos e água da faringe (garganta) até o estômago e divide-se em três partes

Da Reportagem

Publicado em 24/08/2021 às 14:59

Atualizado em 24/08/2021 às 19:45

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Divulgação

Por Edgard Morales Brito

O megaesôfago é definido como a dilatação do esôfago. Pode ser primária ou secundária a alguma enfermidade. O sintoma mais comum é a regurgitação. Normalmente ocorre pneumonia associada  por aspiração do alimento regurgitado, que é uma importante causa de mortalidade dos animais, visto que, agrava o quadro do paciente.

O esôfago é um tubo muscular estriado que transporta alimentos e água da faringe (garganta)  até o estômago, divide-se em  três partes: cervical, torácica e abdominal.  Qualquer alteração ou lesão em alguma parte deste percurso pode resultar em distensão e hipomotilidade esofágica, causando o megaesôfago.

Algumas raças de cães possuem predisposição: Fox Terriers, Schnauzers miniaturas, Pastor Alemão, Dogue Alemão, Setter Irlandês, Shar Pei, Pug, Greyhound entre outras. Devem-se evitar cruzamentos de animais afetados, uma vez que pode ser hereditário, os filhotes afetados não crescem tão rapidamente como os irmãos. No exame físico é possível identificar um aumento de volume na região cervical, perda de peso,  caquexia, tosse e o cão demonstra muita fome. Na auscultação torácica comum apresentar  sintomas de pneumonia por aspiração. 

A frequência e severidade da regurgitação variam entres os casos. Para obter o diagnóstico é necessário avaliar os sinais clínicos em conjunto com exames complementares, a radiografia é a parte mais importante do diagnóstico, um esôfago normal não é visível na radiografia, mas em casos de megaesôfago é possível identificar um esôfago aumentado contendo gás, fluidos ou alimentos.

O tratamento médico consiste em refeições pequenas administradas várias vezes ao dia, em plano elevado, usando a gravidade a nosso favor e fazendo com que o alimento passe através do esôfago mais facilmente. Os cães podem ser treinados a comer com as patas dianteiras elevadas, apoiados sobre um banquinho. É imprescindível o tratamento da pneumonia por aspiração e da desnutrição que ocorre nestes casos.

A intervenção cirúrgica está associada a uma elevada taxa de mortalidade, portanto não é indicada.

Dr. Edgard Morales Brito
CLÍNICA VETERINÁRIA

Colaboração: Angelica Mariano Gonçalves Gomes

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Operação Comboio na Anchieta gera lentidão na manhã desta sexta-feira

Parte da lentidão é por conta do tempo encoberto com chuva em pontos isolados do Sistema Anchieta-Imigrantes

Cubatão

Quer casar no Píer? Casamento Comunitário está com inscrições abertas

Segundo organizadores, ainda há vagas para a cerimônia oficial que ocorre no dia 31 de maio

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter