Indústria preparam truck movido a hidrogênio / DIVULGAÇÃO
Continua depois da publicidade
Por Nilson Regalado
Você, prezado leitor, pode até simpatizar com negacionistas, mas dados da Agência Espacial Norte-Americana (NASA) e do órgão de monitoramento do clima no Reino Unido (UK Met Office) comprovam que a década passada foi a mais quente já registrada no Planeta. E isso coloca a neutralização das emissões de carbono na ordem do dia em todo o mundo desenvolvido. A sustentabilidade é a tendência mais promissora na economia global junto com a tecnologia da informação. Diante dos novos desafios trazidos pelo aquecimento global, gigantes que até então concorriam entre si buscam juntos alternativas inteligentes ao diesel.
Continua depois da publicidade
Esse é o caso da união celebrada em dezembro pela Volvo, pela Daimler Truck e pela Iveco, tradicionais fabricantes de caminhões. A Shell, uma das maiores fornecedoras de energia do mundo, também se aliou aos três gigantes para fundar a H2Accelerate. O objetivo é desenvolver veículos pesados movidos a hidrogênio. Essa "nova" tecnologia é a alternativa mais promissora para o transporte de cargas e passageiros a longas distâncias. A vantagem do hidrogênio é não exigir reabastecimentos frequentes como os carros elétricos que florescem nas cidades do primeiro mundo, como antecipou esta coluna há três semanas.
Segundo a newsletter publicada pelo Fórum Econômico Mundial em abril, a primeira missão dos novos parceiros será fazer lobby junto aos formuladores de políticas públicas para criar “o ambiente político que apoiará a fabricação de caminhões a hidrogênio em toda a Europa”.
Continua depois da publicidade
Ao contrário das baterias que movem os carros elétricos, as células do "novo" combustível produzem sua própria eletricidade a bordo a partir do hidrogênio armazenado em um processo eletroquímico. Assim, o hidrogênio é visto como complemento perfeito para os veículos elétricos porque daria autonomia necessária aos motoristas tanto para curtas como para longas distâncias. A expectativa das empresas é ter tecnologia de célula de combustível para caminhões e outras aplicações até a segunda metade desta década, ou seja, depois de amanhã...
Segundo especialistas, o mundo embarcou irremediavelmente em uma ‘época de ouro’ de oportunidades para a indústria porque um novo cenário no mundo dos transportes está pronto para emergir. E o prazo de validade para os motores à combustão parece ser 2040, sob pena de não serem cumpridas as metas de carbono zero estabelecidas pelo Acordo de Paris.
‘Eu vejo flores em você’
Continua depois da publicidade
Em homenagem ao Dia das Mães, várias espécies florescem em maio, e isso significa preços mais em conta na floricultura. A lista inclui amores-perfeitos, cravinas, crisântemos, orquídeas cymbidium, gipsofilas, rosas, gladíolos e strelitzias...
Filosofia do campo:
“Ele podia conhecer todos os pássaros do mundo pelo coração de seus cantos. Estudara nos livros demais. Porém, aprendia melhor no ver, no ouvir, no pegar, no provar e no cheirar”, Manoel de Barros (1916/2014), poeta mato-grossense.
Continua depois da publicidade