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Turma do curso técnico em Logística Integrado ao Ensino Médio desenvolveu o projeto 'Fenda do Bikini'
Proposta nasceu durante aulas das disciplinas formativas, quando foi lançado aos alunos o desafio de pensar soluções reais para problemas cotidianos dentro do eixo 'sociedade de consumo' / Kaboompics.com/Pexels
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No contexto do Novo Ensino Médio, os projetos de itinerários formativos são oportunidades para que os estudantes aprofundem seus conhecimentos em áreas de interesse, de acordo com seus projetos de vida. Na Etec de Cubatão, esse princípio foi colocado em prática de forma criativa e sustentável. Em 2024, a turma do curso técnico em Logística Integrado ao Ensino Médio desenvolveu o projeto “Fenda do Bikini”, com foco na logística reversa de esponjas sintéticas, resíduo doméstico de difícil decomposição e pouco contemplado por políticas públicas de reciclagem.
A proposta nasceu durante aulas das disciplinas formativas, quando foi lançado aos alunos o desafio de pensar soluções reais para problemas cotidianos dentro do eixo “sociedade de consumo”. Após pesquisas e discussões, os estudantes identificaram nas esponjas de lavar louça — feitas em sua maioria de poliuretano, um plástico altamente resistente — um problema ambiental relevante e invisível aos olhos da maioria.
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Inspirados no desenho animado Bob Esponja, batizaram o projeto com o nome “Fenda do Bikini”, numa estratégia de aproximação lúdica com a comunidade escolar.
A partir daí, a turma se organizou em subgrupos para colocar o plano em prática. Equipes foram formadas para atuar com pesquisa, coleta, redes sociais, design, divulgação e parcerias. Um dos pontos altos do projeto foi a articulação com a empresa TerraCycle, referência mundial na reciclagem de resíduos de difícil destinação, por meio do Programa de Reciclagem de Esponjas Scotch-Brite®. Com essa parceria, as esponjas arrecadadas na escola e na comunidade foram corretamente encaminhadas à reciclagem e transformadas em pallets plásticos, que podem ser usados na produção de bancos, lixeiras e outros objetos.
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Para ampliar o engajamento, os alunos apostaram na comunicação criativa: criaram perfis em redes sociais, produziram vídeos para o TikTok, organizaram sorteios, campanhas internas e externas de arrecadação e até se fantasiaram com personagens do universo Bob Esponja para promover a causa nas salas de aula. Além disso, realizaram dinâmicas educativas com outras turmas e organizaram uma Feira de Trocas, onde compartilharam saberes sobre consumo consciente e descarte responsável.
Durante o período de campanha, mais de 340 esponjas foram arrecadadas, totalizando aproximadamente 3,3 kg de resíduo que deixou de ir para o lixo comum. Os alunos também aplicaram questionários e entrevistas junto à comunidade para avaliar o nível de conhecimento sobre o tema e realizaram uma visita técnica à cooperativa de reciclagem local, a ABC Marbas, onde constataram a ausência de um sistema específico para esse tipo de material.
O impacto do projeto ultrapassou os muros da escola. A repercussão nas redes sociais e o reconhecimento pelo engajamento renderam convites para que os alunos participassem de eventos regionais ligados à Agenda 2030 da ONU. O projeto dialoga diretamente com dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): o ODS 12, que trata do consumo e produção responsáveis, e o ODS 17, voltado à construção de parcerias para o desenvolvimento sustentável.
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Mais do que uma ação ambiental, o projeto “Fenda do Bikini” tornou-se uma experiência de protagonismo juvenil, aprendizado interdisciplinar e transformação social. Mostrou que, com criatividade, articulação e vontade de fazer a diferença, é possível envolver toda uma comunidade escolar na construção de práticas mais sustentáveis. A iniciativa também deixa um legado: servir de exemplo para outras escolas públicas que desejam integrar a educação ambiental ao currículo de forma prática, engajada e com resultados concretos.