X

Artigo

Rali mundial por trigo, milho, café e arroz pode afetar preços no varejo

As notícias do campo por Nilson Regalado

Artigo

Publicado em 31/01/2021 às 13:31

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Snapwire/Pexels

Por Nilson Regalado

Mesmo com os avanços tecnológicos introduzidos no campo desde a Green Revolution, na década de 1960, a instabilidade climática provocada pelo aquecimento global vai se refletir no teu bolso em 2021. O calor em áreas produtoras de café no Brasil, maior produtor e maior exportador mundial do grão, provocará quebra acentuada na safra a ser colhidas a partir de maio. O reflexo foi a alta das cotações nas bolsas internacionais. Aqui, nos primeiros 19 dias de janeiro, o café arábica de boa qualidade colhido em 2020 subiu quase 8%, segundo o Cepea/USP, com a saca atingindo preço recorde desde o início da pesquisa, em 1996.

Diante do apetite comprador de potências mundiais que fazem estoque de alimentos neste momento de incertezas, governos da Ucrânia e da Rússia têm sido pressionados a restringir exportações de milho e trigo. Os dois países são grandes fornecedores de grãos e essa proteção a seus mercados internos já se reflete em alta global no preço do trigo, com impacto imediato nos moinhos brasileiros.

A boa notícia é que a safra de arroz já começou a ser colhida no Rio Grande do Sul, maior produtor do cereal no País, e deve continuar até março, o que pode aliviar momentaneamente o bolso do consumidor brasileiro.

Cada qual tem seus mitos.
Fundadora do Instituto Oceanográfico da USP e primeira mulher membro titular da Academia Brasileira de Ciências, a bióloga Marta Vanucci morreu no último dia 15, deixando importante legado para gerações presentes e futuras. Marta foi fundamental na conquista do navio científico Professor W. Besnard, que tornou o Brasil um dos líderes mundiais na pesquisa sobre estoques pesqueiros e aquecimento global. Abandonado, o navio apodrece no Porto de Santos...

Legado da senzala...
Referência em pesquisa e ensino na área da cachaça, a Universidade Federal de Lavras, no sul de Minas Gerais, inicia neste ano a pós-graduação lato sensu em Tecnologia de Cachaça de Alambique. As matrículas estavam prevista para fevereiro, mas a pandemia atrasou o calendário.

...e alma brasileira.
Os alunos estudarão desde o plantio da cana até a análise sensorial, passando pelo aproveitamento de resíduos, legislação e comercialização. Um módulo será dedicado aos licores.

Sabores do Rio Araguaia.
O Ministério da Agricultura acaba de conceder selo de Indicação Geográfica a um queijo produzido nas nascentes do Rio Araguaia com técnicas únicas no mundo. Chamado de cabacinha por conta do seu formato, o queijo do Goiás é feito com leite cru, não pasteurizado. Diferente dos queijos mineiros, que são maturados em formas, o cabacinha é amarrado e pendurado até esgotar todo soro do leite.

Filosofia do campo:
"Sou a dureza desses morros revestidos, enflorados, lascados a machado, lanhados, lacerados, queimados pelo fogo, pastados, calcinados… E renascidos". Cora Coralina (1889-1985), poeta goiana.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Instalação de comportas e obras de canal ajudarão no combate às enchentes de SV

Intervenções reduzirão incidência de alagamentos em cerca de 80%

Cotidiano

Espera na balsa entre Santos e Guarujá tem tempo elevado na noite desta quinta (24)

Balsas são gratuitas para ciclistas. Idosos e pessoas com deficiência têm embarque prioritário

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter