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Esse conceito expressa um dos grandes desafios contemporâneos enfrentados por indivíduos, comunidades e organizações
Certificado Green Key é um padrão de excelência internacional no campo da responsabilidade ambiental e da operação sustentável no setor do turismo, / Divulgação
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Sustentabilidade vem da palavra “sustentável”, do latim sustentare, que significa sustentar, defender, favorecer, apoiar, conservar e cuidar. Esse conceito expressa um dos grandes desafios contemporâneos enfrentados por indivíduos, comunidades e organizações: como cuidar e conservar o planeta em que vivemos para garantir qualidade de vida às gerações atuais e futuras?
Todos os setores da sociedade e da economia podem se beneficiar de práticas, modos de vida e processos mais responsáveis sob os aspectos sociais, ambientais e de governança. Em um cenário marcado pelas mudanças climáticas, transformações nos padrões de consumo e novas exigências por parte do mercado e dos consumidores, adotar uma postura alinhada à sustentabilidade torna-se um diferencial estratégico. Buscar certificações sustentáveis pode, portanto, ser um importante caminho para agregar valor e promover melhorias internas nos empreendimentos.
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Existem diversos tipos de certificações, que vão desde a avaliação de processos e produtos até a validação de sistemas de gestão e boas práticas. Para os fins deste artigo, destacamos os benefícios e as vantagens competitivas associadas a uma certificação em ascensão no Brasil, capaz de transformar os padrões de gestão do turismo nacional: o selo Green Key.
O certificado Green Key é um padrão de excelência internacional no campo da responsabilidade ambiental e da operação sustentável no setor do turismo, representando o compromisso das empresas com práticas responsáveis em termos ambientais, sociais e de governança. Criado pela Foundation for Environmental Education (FEE) e operado no Brasil pelo Instituto Ambientes em Rede, o selo conta atualmente com cerca de 50 estabelecimentos certificados no país, sendo 49 hotéis e apenas 1 atração turística.
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Presente em mais de 80 países e com mais de 7.500 estabelecimentos certificados globalmente, o selo Green Key representa uma oportunidade estratégica para posicionar empresas dentro de uma das indústrias que, embora esteja entre as que mais poluem, também tem imenso potencial de promover mudanças por meio da educação e experiências imersivas: o turismo.
Resultados de impacto
O selo traz uma série de benefícios associados ao cumprimento de seus critérios:
Contribuição direta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU;
Aumento da competitividade frente ao mercado;
Atração de clientes internacionais conscientes;
Redução de custos operacionais;
Melhoria de imagem e reputação da marca;
Aprimoramento da gestão ambiental e de processos;
Impacto ambiental positivo comprovado.
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Além disso, relatos de empresas certificadas no Brasil apontam benefícios adicionais, como aumento do ticket médio, geração de mídia espontânea positiva e economia significativa nos gastos com água, energia e produtos de limpeza. O estado de São Paulo ainda lidera em número de selos, mas outros estados vêm avançando, mostrando o potencial dessa certificação não apenas para hotéis, mas também para restaurantes, atrativos turísticos e outras formas de hospedagem.
Um estudo da Global Sustainable Tourism Council (GSTC) mostra que mais de 70% dos viajantes globais consideram importante que as acomodações adotem práticas sustentáveis. Já dados da Booking.com indicam que 73% dos turistas estariam mais propensos a reservar um hotel com certificação ecológica, desde que a experiência não seja comprometida. Esses números reforçam que, além de uma exigência ambiental e ética, a sustentabilidade é uma poderosa ferramenta de posicionamento competitivo. Estar preparado para esse novo perfil de consumidor é essencial para garantir relevância e longevidade nos negócios turísticos.
Diante disso, o convite é claro: e aí, vamos tornar a indústria do turismo mais sustentável?
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Por um futuro em comum.