X

Artigo

Efeitos da seleção genética na saúde de cães de raça pura

Se no passado as estratégias de criação eram formadas com base em características expressas em animais, hoje é possível planejar e prever as consequências da criação com a ajuda de testes genéticos

Artigo

Publicado em 07/05/2021 às 10:10

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O progresso no campo da genética nos últimos anos tem permitido o desenvolvimento de testes genéticos, que são de grande ajuda para o criador de cães hoje / Fred Cabral

Por: Dr. Edgard Brito

O progresso no campo da genética nos últimos anos tem permitido o desenvolvimento de testes genéticos, que são de grande ajuda para o criador de hoje. Segundo o laboratório EVG Molekularna Diagnostika, a seleção adequada com foco na melhoria da saúde garante a existência a longo prazo das raças de cães. Os avanços da genética e o desenvolvimento de vários testes genéticos têm um grande impacto na criação moderna de cães.

Se no passado as estratégias de criação eram formadas com base em características expressas em animais, hoje é possível planejar e prever as consequências da criação com a ajuda de testes genéticos e evitar características indesejáveis na prole.

Com base no resultado de um teste genético, o acasalamento pode ser planejado com o objetivo de erradicar doenças. Nenhuma melhora na saúde da raça é esperada sem a seleção direta contra predisposições a doenças genéticas.

É necessário estar ciente de que o teste genético nos dá informações sobre uma doença específica e não sobre a saúde geral do cão.

A seleção artificial de reprodutores é feita pelas pessoas e suas decisões de criação nem sempre estão de acordo com os princípios da seleção natural. Do ponto de vista das doenças genéticas, a seleção artificial pode reduzir, manter ou aumentar a frequência dos genes das doenças.

A maioria das raças se originou de um número limitado de animais e, consequentemente, de material genético limitado.

Doenças de início tardio que desenvolvem sinais clínicos na velhice também são problemas, pois esses animais não podem ser excluídos da reprodução a tempo.

As ferramentas genéticas modernas fornecem uma grande quantidade de informações que podem ser usadas para perseguir objetivos de criação focados na saúde e funcionalidade dos cães. Criadores de cães no Brasil já podem recorrer a laboratórios sediados no país, o que minimiza o custo, no caso os laboratórios LDMVET e ALLELE.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter