X

Artigo

Dólar começa a inviabilizar produção de carne, ovos e óleos no País

As notícias do campo por Nilson Regalado

Artigo

Publicado em 22/11/2020 às 09:17

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Por Nilson Regalado

A sanha do ministro Paulo Guedes em impedir que empregadas domésticas viajem para Disney somada à necessidade de agradar os ruralistas do Centrão no Congresso Nacional, aliadas à avidez por turbinar exportações para gerar saldo positivo na balança comercial estão chegando a um limite perigoso. A passividade do Governo em intervir no câmbio para conter a alta de 40% no dólar em 2020 começa a inviabilizar a produção de leite, ovos, frangos e suínos por falta de soja e milho, cuja exportação bate recordes sucessivos com o real desvalorizado. A indústria de óleos vegetais também teme o colapso devido à falta de matéria-prima, o que levou a um aumento de 500% na importação de biodiesel. Ou seja, o País está vendendo barato, comprando caro, e, pior, exportando empregos...

Segundo a estatal Embrapa, o custo de produção do frango aumentou 44% de janeiro a outubro. E estes números se referem apenas ao Paraná, um dos maiores produtores de grãos do País. Em Pernambuco, a Associação Avícola estima que quase 2 milhões de galinhas serão sacrificadas devido ao aumento de 100% no preço da ração em 12 meses. Essa situação impacta uma cadeia produtiva que acrescentou US$ 5 bilhões em receitas cambiais com a exportação de carne de frango em 2020. Ou seja, manter o dólar caro pode, literalmente, matar a galinha dos ovos de ouro.

Porém, essa crise ainda não foi sentida aí, na cidade, porque, para o consumidor paulistano, o frango resfriado aumentou apenas 0,72% no ano, segundo o Procon. No caso dos suínos, o custo de produção já subiu 40,7% em 2020, segundo a Embrapa.

A exportação recorde de 82 milhões de toneladas de soja em 2020 também preocupa a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais: as importações de óleo de soja já cresceram 500% para cumprir a obrigação de misturar 12% de óleo vegetal no diesel.

A NASA é comunista.
Agência Espacial Norte-Americana fez um alerta importante nesta semana: a América Latina enfrenta a segunda maior estiagem desde 2002. Os satélites revelaram a seca em partes da Venezuela, do Paraguai, da Bolívia, do Brasil e da Argentina. O cálculo é baseado na extensão, duração e volume de água perdida durante o período seco do ano. A NASA cita que a seca no continente é consequência de grandes áreas afetadas por incêndios intensos. O Rio Paraguai registrou seu nível mais baixo em meio século...

Aproveite!
É chegado o tempo de fartura nos pomares do Brasil: amora, graviola, jaca, nectarina e sapoti estão em plena safra, trazendo para a cidade aromas, cores e sabores típicos do campo. Até a uva niágara da região de Campinas está mais doce neste ano por conta do calor...

Filosofia do campo:
"Prepare o seu coração pras coisas que eu vou contar/Eu venho lá do sertão e posso não lhe agradar/Aprendi a dizer não, ver a morte sem chorar/E a morte, o destino, tudo/A morte, o destino, tudo/Na boiada já fui boi, boiadeiro já fui rei…". Geraldo Vandré e Théo de Barros, in 'Disparada'.
 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Daisy Ridley acha uma razão para sua vida em trailer de 'Às Vezes Quero Sumir'

Lançamento está previsto para maio, nos cinemas nacionais

Polícia

Polícia prende homem com veículo usado em crime, em Mongaguá

Policiais Militares identificaram o veículo utilizado no crime, no Jardim Samoa, e pediram a emissão de alerta junto ao sistema de monitoramento de Praia Grande

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter