X

Artigo

Dia do Médico Veterinário

Dia 09 de setembro é comemorado anualmente o dia do Médico Veterinário

Artigo

Publicado em 09/09/2021 às 06:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Dia 09 de setembro é comemorado anualmente o dia do Médico Veterinário porque nesta mesma data, no ano de 1933, foi assinado o decreto que regularizou esta tão admirada profissão. Desde 1910 já existiam escolas de veterinária, porém a prática da veterinária foi estabelecida desde 2.000 a.C.. 

O Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking de países com maior número de médicos veterinários no mundo. Dentre as atribuições importantes desta profissão, a saúde pública esta em primeiro lugar. 

Para celebrar esta data entrevistamos a Médica Veterinária Tatiana Morales de Albuquerque, especialista em dermatologia, com 13 anos de experiência, atende na rede Petz Animaniacs, no Hospital INVET. 

Tatiana nos contou algumas particularidades desta atividade, como as dermatopatias mais comuns, que são: dermatites alérgicas a picadas de ectoparasitas (DAPE), a hipersensibilidade alimentar (HA) e as alergias às substâncias ambientais (dermatite atópica). 

Para o diagnóstico diferencial destas patologias é utilizado método por exclusão, raspados cutâneo, citologia e até mesmo biópsia. Dra. Tatiana citou também as raças que atende com maior frequência que são Pug, Bulldog Francês e Inglês, Lhasa Apso, Shi-Tzu, Westie Highland White Terrier e Golden Retriever. 

Algumas dicas para proprietários de cães com predisposição a dermatopatias são: banhos semanais com produtos específicos, controle parasitário regular, evitar alimentos industrializados com corantes e conservantes, e a fundamental orientação e acompanhamento profissional para animais predispostos.

 “A Medicina cura o homem, a Medicina Veterinária cura a humanidade” (Louis Pasteur)

Edgard M. Brito
Dr. Edgard Morales Brito
CLÍNICA VETERINÁRIA

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Confira o resultado da Quina no concurso 6422, nesta segunda (22)

O prêmio é de R$ 48.000.000,00

Bertioga

Circuito Sesc de Artes anima Bertioga neste sábado (27)

Entre os dias 20 de abril e 26 de maio, as ruas, praças e parques de 122 municípios paulistas vão receber 75. Tudo gratuito, com acesso livre e para todos os públicos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter