Dia do Médico Veterinário

Dia 09 de setembro é comemorado anualmente o dia do Médico Veterinário

Comentar
Compartilhar
09 SET 2021Por Artigo06h40

Dia 09 de setembro é comemorado anualmente o dia do Médico Veterinário porque nesta mesma data, no ano de 1933, foi assinado o decreto que regularizou esta tão admirada profissão. Desde 1910 já existiam escolas de veterinária, porém a prática da veterinária foi estabelecida desde 2.000 a.C.. 

O Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking de países com maior número de médicos veterinários no mundo. Dentre as atribuições importantes desta profissão, a saúde pública esta em primeiro lugar. 

Para celebrar esta data entrevistamos a Médica Veterinária Tatiana Morales de Albuquerque, especialista em dermatologia, com 13 anos de experiência, atende na rede Petz Animaniacs, no Hospital INVET. 

Tatiana nos contou algumas particularidades desta atividade, como as dermatopatias mais comuns, que são: dermatites alérgicas a picadas de ectoparasitas (DAPE), a hipersensibilidade alimentar (HA) e as alergias às substâncias ambientais (dermatite atópica). 

Para o diagnóstico diferencial destas patologias é utilizado método por exclusão, raspados cutâneo, citologia e até mesmo biópsia. Dra. Tatiana citou também as raças que atende com maior frequência que são Pug, Bulldog Francês e Inglês, Lhasa Apso, Shi-Tzu, Westie Highland White Terrier e Golden Retriever. 

Algumas dicas para proprietários de cães com predisposição a dermatopatias são: banhos semanais com produtos específicos, controle parasitário regular, evitar alimentos industrializados com corantes e conservantes, e a fundamental orientação e acompanhamento profissional para animais predispostos.

 “A Medicina cura o homem, a Medicina Veterinária cura a humanidade” (Louis Pasteur)

Edgard M. Brito
Dr. Edgard Morales Brito
CLÍNICA VETERINÁRIA