Rosana Valle - Conectada com as novas gerações

Recebi em meu escritório estudantes de Direito da Universidade São Judas e UNIP, que toparam participar da primeira edição do projeto que criei: "O Estudante Faz a Lei"

Comentar
Compartilhar
20 OUT 2020Por Artigo06h36

Em 1992, na faculdade, meu Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de jornalismo era sobre o dramaturgo Dias Gomes, autor de obras como o "O Bem Amado", "Roque Santeiro" e muitas novelas da Globo. Pensava que nunca conseguiria falar com ele, mas mesmo assim liguei, em busca de uma entrevista.

Para minha surpresa, Dias Gomes aceitou me receber em sua casa no Rio de Janeiro. Eu nunca esqueço quando ele surgiu na porta.. Minhas pernas tremiam! O mestre da dramaturgia e das letras foi generoso em compartilhar seu conhecimento com uma simples estudante.
 
Ele nunca soube, mas essa entrevista fez com que eu abraçasse com paixão o jornalismo. Dias Gomes já nos deixou, mas sou eternamente grata a ele. Aquela conversa mudou o rumo da minha vida, me dando segurança e decisão na hora de enfrentar desafios!

Semana passada, fui procurada pela estudante de jornalismo Bianca Rodrigues para falar sobre o acidente de avião que em 2014 matou Eduardo Campos, em Santos. Uma das coberturas mais difíceis que já fiz. 

Não hesitei em recebê-la: tivemos uma longa conversa e sai com a sensação de dever cumprido. Além da Bianca também recebi em meu escritório estudantes de Direito da Universidade São Judas e UNIP, que toparam participar da primeira edição do projeto que criei: "O Estudante Faz a Lei". 

Os alunos elaboraram projetos de lei sobre diversos temas e selecionamos trabalhos para terem a avaliação da Consultoria Legislativa da Câmara Federal. Cada projeto recebeu uma análise detalhada e sugestões de adequações. 

Entreguei a eles os trabalhos corrigidos e exemplares da nossa Constituição. Dava para ver a satisfação e a alegria desses jovens. Fiquei ainda mais motivada a ampliar esse projeto para universidades do Vale do Ribeira, que estão cheias de estudantes com alto potencial. 

Para fechar essa última semana, gravei um "podcast" para a estudante de Relações Internacionais, Ana Maria Thomazini. O trabalho dela tinha como tema a "Participação Feminina na Política". Contei dos desafios que tenho enfrentado. Nós mulheres somos capazes, nos superamos a cada dia e conseguimos chegar onde jamais imaginamos. 

Vejo a diferença que as mulheres fazem lá na Câmara dos Deputados, converso com outras parlamentares da Bancada Feminina. É enriquecedor. Em minha vida conheci muitas políticas inspiradoras, como a Mariângela Duarte que nos deixou esse ano.. 

Aprendi com Dias Gomes que temos o poder para fazer a diferença na vida das pessoas, por isso continuarei empenhada e conectada para apoiar as novas gerações!

Rosana Valle, deputada federal