Artigo

Comunicação e liderança no avanço dos ODS

Os desafios de comunicação ajudam a explicar por que os ODS ainda estão distantes do cotidiano da maioria da população

* Aline Mendes Gasparin

Publicado em 21/02/2026 às 08:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Uma comunicação clara, ética e acessível é fundamental para transformar diretrizes globais em ações locais / Google Gemini/Imagem Gerada por IA

Continua depois da publicidade

Falar sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é falar, antes de tudo, sobre pessoas. Embora os ODS tragam metas, indicadores e prazos, é no campo das relações humanas que eles ganham vida, ou permanecem restritos ao papel.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Nesse cenário, comunicação e liderança deixam de ser competências acessórias e assumem papel central em qualquer estratégia de impacto social, ambiental e institucional.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Santos inicia etapa preparatória rumo a 1ª Conferência Nacional dos ODS

• Santos celebra 480 anos com os ODS em seu DNA

Os desafios de comunicação ajudam a explicar por que os ODS ainda estão distantes do cotidiano da maioria da população. Pesquisa realizada no ano passado revelou que apenas 2% das pessoas sabem o que são os ODS e conseguem explicá-los. Em 2019, esse índice era de 1%.

O avanço é mínimo e acendeu um alerta importante para organismos internacionais, evidenciando que o problema não está apenas na implementação das políticas, mas também na forma como elas são comunicadas e apropriadas socialmente.

Continua depois da publicidade

Uma comunicação clara, ética e acessível é fundamental para transformar diretrizes globais em ações locais.

Quando a linguagem é excessivamente técnica ou distante, perde em engajamento, compreensão e corresponsabilidade. Por outro lado, quando a comunicação promove escuta, diálogo e transparência, fortalece a confiança e cria ambiente favorável à participação social, princípio essencial dos ODS.

A liderança exerce papel igualmente decisivo. Liderar com responsabilidade hoje significa alinhar discurso e prática e reconhecer que sustentabilidade não é um projeto isolado, mas uma cultura construída no cotidiano.

Continua depois da publicidade

Líderes que comunicam com coerência e empatia mobilizam pessoas, equipes e comunidades, tornando o ESG uma prática viva, e não apenas um relatório.

No setor público, privado ou no terceiro setor, avançar nos ODS exige mais do que conhecimento técnico: exige presença, clareza e compromisso humano. Comunicação e liderança são os caminhos pelos quais os ODS se traduzem em comportamento, políticas públicas e impacto real.

Por Aline Mendes Gasparin. Especialista em comunicação e liderança, com atuação em projetos culturais, educacionais e de impacto social. 

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados

©2026 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software