X

Artigo

Caio França - #NãoaoPL529

Causa perplexidade um projeto tão abrangente, que trata de pautas variadas e distintas, com interferência direta na vida de milhares de pessoas não seja levado à discussão

Artigo

Publicado em 02/10/2020 às 06:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

DIVULGAÇÃO

Esta tem sido uma semana de intenso debate no plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo. Desde que foi protocolado o projeto de lei estadual nº 529/20, de autoria do governador João Dória, que prevê as reformas administrativa e tributária do Estado com o argumento de viabilizar medidas para enfrentamento à crise fiscal e equilíbrio das contas públicas em função dos gastos desencadeados pela pandemia do novo Coronavírus, tenho me manifestado de forma contrária ao PL como verdadeiro representante da população menos favorecida e das minorias, classes mais prejudicadas pelas medidas anunciadas.

Não posso ser favorável a um projeto que aumenta a carga tributária de remédios e cestas básicas; se desfaz de bens imóveis do Estado; retira a autonomia administrativa das universidades públicas e instituições de ensino, ciência e pesquisa; extingue autarquias, fundações e empresas essenciais ao bom funcionamento de serviços públicos ligados à saúde, mobilidade urbana, meio ambiente e habitação; promove alterações em tributos como ICMS, IPVA e ITCMD; retire direitos adquiridos de Pessoas com Deficiência (PcD); utilize recursos de Fundos Especiais; crie um Programa de Demissão Incentivada (PDI); reduza competências legislativas, entre outros retrocessos.

Causa perplexidade um projeto tão abrangente, que trata de pautas variadas e distintas, com interferência direta na vida de milhares de pessoas não seja levado à discussão. Neste período de tramitação do PL, eu apresentei cinco emendas, duas delas visando a retirada do texto da extinção do Itesp e da CDHU.

A inclusão da CDHU não se sustenta dentro de um projeto que tem com escopo a redução de gastos para os cofres públicos já que a companhia não depende de recursos estaduais, além de ser a maior promotora de moradia popular do Brasil. Também não encontramos amparo na justificativa para extinção do Itesp, responsável pelas políticas agrária e fundiária do estado de São Paulo, desenvolvendo um trabalho essencial junto aos pequenos e médios municípios, carentes de expertise nas questões que envolvem a agricultura familiar e a regularização fundiária. 

Lembrando que a pandemia não é desculpa para impedir a amplitude do debate, tendo em vista o leque de ferramentas digitais disponíveis que possibilitam a interação e comunicação, além da participação cidadã, tão presentes no ‘novo normal’ e na nova forma de fazer gestão pública na sociedade contemporânea.
 
Eu mesmo consegui promover duas audiências públicas virtuais, por meio do mandato parlamentar, com a participação de funcionários da Sucen, na semana passada, e outra nesta semana com entidades representativas do segmento da Pessoa com Deficiência (PcD). É de extrema importância que tenhamos respeito pelos servidores públicos e pelas pessoas diretamente atingidas pelas mudanças previstas no projeto, fazendo os ajustes necessários.

No entanto, não é de interesse do governo corrigir distorções, tendo em vista que nenhuma das 623 emendas apresentadas pelos parlamentares foi acatada pela relatoria especial, fazendo com que o texto original permaneça inalterado. Isto é uma afronta aos princípios democráticos e um desrespeito ao povo paulista. Nós podemos perder uma batalha, mas a luta jamais. Na próxima terça-feira, 6, o projeto volta ao debate no plenário da Alesp.

Caio França, deputado estadual

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Santos recebe exposição 'Mostra Museu'

Evento traz 200 obras assinadas por artistas de 40 países

São Vicente

São Vicente utilizará plataforma de inteligência no combate à criminalidade

Sistema Detecta integra dados de pessoas com histórico de infrações em outras cidades

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter