X

Artigo

Caio França - #NãoaoPL529

Causa perplexidade um projeto tão abrangente, que trata de pautas variadas e distintas, com interferência direta na vida de milhares de pessoas não seja levado à discussão

Artigo

Publicado em 02/10/2020 às 06:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

DIVULGAÇÃO

Esta tem sido uma semana de intenso debate no plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo. Desde que foi protocolado o projeto de lei estadual nº 529/20, de autoria do governador João Dória, que prevê as reformas administrativa e tributária do Estado com o argumento de viabilizar medidas para enfrentamento à crise fiscal e equilíbrio das contas públicas em função dos gastos desencadeados pela pandemia do novo Coronavírus, tenho me manifestado de forma contrária ao PL como verdadeiro representante da população menos favorecida e das minorias, classes mais prejudicadas pelas medidas anunciadas.

Não posso ser favorável a um projeto que aumenta a carga tributária de remédios e cestas básicas; se desfaz de bens imóveis do Estado; retira a autonomia administrativa das universidades públicas e instituições de ensino, ciência e pesquisa; extingue autarquias, fundações e empresas essenciais ao bom funcionamento de serviços públicos ligados à saúde, mobilidade urbana, meio ambiente e habitação; promove alterações em tributos como ICMS, IPVA e ITCMD; retire direitos adquiridos de Pessoas com Deficiência (PcD); utilize recursos de Fundos Especiais; crie um Programa de Demissão Incentivada (PDI); reduza competências legislativas, entre outros retrocessos.

Causa perplexidade um projeto tão abrangente, que trata de pautas variadas e distintas, com interferência direta na vida de milhares de pessoas não seja levado à discussão. Neste período de tramitação do PL, eu apresentei cinco emendas, duas delas visando a retirada do texto da extinção do Itesp e da CDHU.

A inclusão da CDHU não se sustenta dentro de um projeto que tem com escopo a redução de gastos para os cofres públicos já que a companhia não depende de recursos estaduais, além de ser a maior promotora de moradia popular do Brasil. Também não encontramos amparo na justificativa para extinção do Itesp, responsável pelas políticas agrária e fundiária do estado de São Paulo, desenvolvendo um trabalho essencial junto aos pequenos e médios municípios, carentes de expertise nas questões que envolvem a agricultura familiar e a regularização fundiária. 

Lembrando que a pandemia não é desculpa para impedir a amplitude do debate, tendo em vista o leque de ferramentas digitais disponíveis que possibilitam a interação e comunicação, além da participação cidadã, tão presentes no ‘novo normal’ e na nova forma de fazer gestão pública na sociedade contemporânea.
 
Eu mesmo consegui promover duas audiências públicas virtuais, por meio do mandato parlamentar, com a participação de funcionários da Sucen, na semana passada, e outra nesta semana com entidades representativas do segmento da Pessoa com Deficiência (PcD). É de extrema importância que tenhamos respeito pelos servidores públicos e pelas pessoas diretamente atingidas pelas mudanças previstas no projeto, fazendo os ajustes necessários.

No entanto, não é de interesse do governo corrigir distorções, tendo em vista que nenhuma das 623 emendas apresentadas pelos parlamentares foi acatada pela relatoria especial, fazendo com que o texto original permaneça inalterado. Isto é uma afronta aos princípios democráticos e um desrespeito ao povo paulista. Nós podemos perder uma batalha, mas a luta jamais. Na próxima terça-feira, 6, o projeto volta ao debate no plenário da Alesp.

Caio França, deputado estadual

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Ônibus colidem com posto de combustível e deixam 13 feridos em Santos; ASSISTA

O acidente ocorreu por volta das 6h30, no cruzamento da Rua Comendador Martins com a Júlio de Mesquita

Cotidiano

Operação Comboio na Anchieta gera lentidão na manhã desta sexta-feira

Parte da lentidão é por conta do tempo encoberto com chuva em pontos isolados do Sistema Anchieta-Imigrantes

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter