X

Artigo

Rosana Valle: Queremos este trem bom aqui para nós

Temos agora uma oportunidade de reativar o antigo ramal ferroviário Cajati-Santos

Da Reportagem

Publicado em 02/06/2020 às 10:10

Atualizado em 09/06/2020 às 18:51

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

DIVULGAÇÃO

Por Rosana Valle

Temos agora uma oportunidade de reativar o antigo ramal ferroviário Cajati-Santos, que chegou a funcionar por meio século entre a Baixada Santista e o Vale do Ribeira.  

O ramal foi depois abandonado, sofrendo invasões em seus 198 quilômetros de extensão, o que provocou enorme prejuízo.

Tudo reflexo do descaso histórico das autoridades brasileiras para com os trens. Viramos um País rodoviário. Mas poderíamos ser, também, um Brasil com muitas linhas ferroviárias ativas, seja de carga ou passageiros.

Foi realmente um escândalo o sucateamento deste ramal ferroviário. 

Agora, temos que aproveitar que o Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a retomar o projeto da Malha Ferroviária Paulista. 

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, já assinou com a Rumo Logística esta grande tarefa, que vai demandar investimentos de R$ 6 bilhões para reativar este importante setor para o escoamento da produção agrícola no País.

A empresa Rumo, que ampliará a Malha Paulista, que ligará o Porto de Santos ao Centro-Oeste do Brasil, passando por Mato Grosso e Goiás, já se manifestou anteriormente sobre as dificuldades do aproveitamento do ramal Cajati-Santos. 

Mas eu insisto na retomada do trecho com outro tipo de trens. É possível retomar com trens de passageiros, tipo Veículo Leve sobre Trilhos, VLTs, ligando o Vale à Baixada, o que ativaria o turismo, gerando empregos e renda.

Já cobrei uma ação nesse sentido do próprio presidente da República, Jair Bolsonaro, e do próprio ministro Tarcísio. O presidente Jair Bolsonaro, que cresceu em Eldorado, na Vale do Ribeira, sabe da importância dos trens para o Vale, tanto para o turismo como para o setor agrícola.

Vejo muitas vantagens na volta dos trens. Um trem de cargas com 100 vagões consegue transportar o equivalente a 357 caminhões, reduzindo o trânsito nas estradas e proporcionando uma economia para o País. 

A Malha Ferroviária Paulista, quando concluída, representará uma redução do frete de no mínimo 10%, com vantagens para todos.  Para o Vale, o ramal Cajati-Santos também representará um incentivo à agricultura da região.

Por isso, devemos nos unir para envolver as autoridades nesta imensa e importante tarefa. O caminho dos trens está lá. Suas histórias muitas gerações conheceram. 

Temos obrigação de deixar para as novas gerações, nossos filhos e netos, esta importante opção de transporte e desenvolvimento. Afinal, como dizem os mineiros, este “trem é danado de bão”.

Rosana Valle, deputada federal

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter