X

Artigo

Artigo - O Doente Imaginário

Desde o início dessa pandemia, vivemos num mundo inimaginável para as artes: palhaços sem picadeiro, músicos sem plateia, escritores sem noite de autógrafos, filmes lançados apenas nos serviços de streaming, teatro sem luzes e palco

Da Reportagem

Publicado em 07/09/2020 às 07:09

Atualizado em 07/09/2020 às 15:34

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

DIVULGAÇÃO

Por Francisco Marcelino

Desde o início dessa pandemia, vivemos num mundo inimaginável para as artes: palhaços sem picadeiro, músicos sem plateia, escritores sem noite de autógrafos, filmes lançados apenas nos serviços de streaming, teatro sem luzes e palco. As mortes e as sequelas provocadas pela Covid-19 doem em todos nós, mas a arte serve para apaziguar um pouco esse sofrimento. Assim, na próxima sexta, dia 11, a Comédie-Française, em Paris, reabre depois de seis meses. Nunca, durante seus três séculos e meio de existência, a companhia ficou tanto tempo fechada. 

Outras companhias francesas retomaram as apresentações durante o verão europeu, mas nada se compara à Comédie-Française. Ela espelha o maior nome do teatro na França: Molière. A Comédie nasceu em 1680 — alguns anos após a morte do autor — da fusão de duas companhias da época. Uma delas era do próprio Molière. Não por menos que Molière é o patrono da Comédie-Française. 
 
O dramaturgo e também ator morreu praticamente no palco interpretando o protagonista de sua última peça, “O Doente Imaginário”, que narra as aventuras de um hipocondríaco. Molière passou mal durante a apresentação, mas acabou morrendo em casa. Nenhum padre foi abençoá-lo. Naquela época, homens de teatro eram menosprezados pela igreja, até mesmo Molière, que era protegido do rei Luís XIV. Claro que a peça tinha que estar na nova temporada, mas a partir do fim de outubro.

O administrador da companhia, Éric Ruf, escreveu no programa desta temporada que o “teatro é um confinamento consentido”. Segundo ele, é uma arte necessária para todos os que querem “testar sua própria química num banho comum”. O teatro, esse “confinamento consentido”, fez muita falta durante o confinamento real que vivemos. 

A companhia reabre com o monólogo “Les Forçats de la Route” (“Os Condenados da Estrada”), que foi criado e é interpretado por Nicolas Lormeau a partir de uma crônica do jornalista francês Albert Londres sobre o Tour de France, a Volta da França, em 1924. Na época, os ciclistas enfrentavam mais de 5 mil quilômetros de estrada, 2 mil a mais do que hoje. Dá para entender o título. Aliás, a encenação acontece justamente quando ciclistas do mundo inteiro disputam as etapas da Volta da França. 

Infelizmente para dramaturgos, atores e atrizes e o público brasileiros, os teatros devem ainda demorar para reabrir em todo o território nacional. Sem contar que a cultura foi abandonada pelo governo da hora. Embora teatro sem palco seja bem parecido com chupar bala com papel, ainda dá para se deliciar com algumas encenações gravadas ou leituras dramáticas. Uma dica para esse feriado de 7 de setembro: Helena Ranaldi e Maria Fernanda Cândido fazem a leitura de “Que os Mortos Enterrem seus Mortos”,  texto inédito de Samir Yazbek.

Francisco Marcelino, escritor e cineasta

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Confira o resultado da +Milionária no concurso 141, nesta quarta (24)

O prêmio é de R$ 176.000.000,00

Praia Grande

PAT de Praia Grande oferta novas oportunidades de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter