X

Artigo

Artigo - Minha casa, minhas rédeas

Assim como o movimento da anti-vacina é um dos braços do movimento anti-ciência, o homeschooling é um dos braços do movimento anti-educação

Artigo

Publicado em 25/07/2021 às 06:31

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Diego Monsalvo, professor de filosofia e escritor / DIVULGAÇÃO

Por Diego Monsalvo

Assim como o movimento da anti-vacina é um dos braços do movimento anti-ciência, o homeschooling é um dos braços do movimento anti-educação.

Em princípio, parece se tratar de algo inofensivo, de pouco ou nenhum efeito danoso ao coletivo ou, até mesmo, uma boa ideia para famílias que desejam educar seus filhos na segurança da própria casa. Não é assim. E aqui nem entro no mérito das discussões legais em torno do tema. Chamo à luz a questão fundamental que deve(ria) permear esse debate. O que é a educação (conceito, prática e finalidade) e o que é a escola (conceito, prática e finalidade). É claro que a discussão é muito ampla, mas com bom senso, podemos perceber os argumentos centrais em defesa do óbvio: a escola como meio privilegiado de humanização.

Uma das poucas certezas que temos na vida é que somos seres coletivos e sociáveis, ou seja, dependemos das produções e ideias coletivas, de tal forma que tudo aquilo que pensamos e fazemos é oriundo de uma troca social inteligente e mediada por sensações, vontades e afetos. 

Isso significa também que quando nos produzimos como humanidade, e isso é uma constância dos aprendizados das gerações passadas às futuras, buscamos meios para manter essa produção perene, isto é, organizada e estruturada dentro de ideias, práticas específicas e instituições coletivas que nos assegurem a continuidade da espécie na compreensão e criação de seus valores e conhecimentos.

No dizer do mundialmente importante filósofo brasileiro, o pernambucano Paulo Freire (1921-1997), a busca pela educação é coletiva. Sem dúvida, ninguém pode buscar na exclusividade, individualmente. Esta busca solitária poderia traduzir-se em um ter mais, que é uma forma de ser menos. Esta busca deve ser feita com outros seres que também procuram ser mais em comunhão com outras consciências, caso contrário se faria de umas consciências, objetos de outras.

Um professor e uma professora, formados para conduzirem esse processo ao lado dos educandos, só podem obter êxito no cumprimento dessa tarefa num ambiente próprio para isso, a escola.

A escola deve ser por excelência o lugar das diferenças, do aprendizado teórico e prático do convívio humano, do face a face com o outro e as suas necessidades e habilidades, numa solidariedade entre todos os sujeitos do conhecimento.

Sob qualquer argumento, não podemos privar uma criança e um adolescente do convívio social e humanizador do aprendizado coletivo.

Se de fato quisermos melhorar nossa educação, lutemos para melhorar a escola e não para destruí-la como desejam aqueles que acreditam que a sociedade se limita ao seu condomínio.

* Diego Monsalvo, professor de filosofia e escritor

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Daisy Ridley acha uma razão para sua vida em trailer de 'Às Vezes Quero Sumir'

Lançamento está previsto para maio, nos cinemas nacionais

Polícia

Polícia prende homem com veículo usado em crime, em Mongaguá

Policiais Militares identificaram o veículo utilizado no crime, no Jardim Samoa, e pediram a emissão de alerta junto ao sistema de monitoramento de Praia Grande

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter