X

Artigo

Rosana Valle: justa homenagem ao professor José Gonçalves

Pioneiro do ensino na aviação seria primeiro negro a dar nome a aeroporto no Brasil

Da Reportagem

Publicado em 08/06/2020 às 12:18

Atualizado em 09/06/2020 às 18:49

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

DIVULGAÇÃO

Por Rosana Valle 

Um País que cultua sua memória, constrói melhor o seu futuro. Aqueles que fizeram de suas vidas um exemplo de luta precisam e merecem ser lembrados para fazer justiça aos seus familiares e ao seu legado, para que os mais jovens vejam que vale a pena tanta dedicação e amor.

Temos agora, em nossa Região, a oportunidade de prestar uma justa homenagem, atendendo sugestão de filhos, amigos e moradores, que pedem que o Aeroporto Metropolitano de Guarujá tenha o nome do educador José Gonçalves dos Santos, falecido há três anos. 

José Gonçalves dos Santos dedicou mais de 35 anos de sua vida à  Força Aérea, tendo sido condecorado com a medalha Santos Dumont, grau máximo da aeronáutica. Gonçalves foi pioneiro no ensino técnico aeronáutico no país. 

O militar formou milhares de técnicos em manutenção de aeronaves durante quatro décadas em sala de aula, transmitindo seus ensinamentos, práticos e teóricos, a muitos profissionais hoje na ativa. São mecânicos e gerentes em companhias ao redor do mundo, alguns diretores de empresas aéreas renomadas no Brasil e no mundo. 
  
O professor Gonçalves montou o primeiro curso, em 1978, dentro da Base Aérea, destinado a alunos do ensino médio. Mais tarde, a unidade precisou ser fechada e os ensinamentos tiveram continuidade na primeira ETEC de Guarujá que, por causa do curso, recebeu o nome de Alberto Santos Dumont.
Por isso, apoio e defendo que o Aeroporto de Guarujá tenha o nome do professor, que pode se tornar o primeiro negro a dar o  nome em um aeroporto brasileiro. 

Um dos maiores defensores desta nobre causa é Luiz André Araújo dos Santos, técnico em manutenção de aeronaves, advogado e filho do professor. A iniciativa já obteve indicação favorável pela Câmara dos Vereadores de Guarujá, da ANAC (Agência de Aviação Civil) e da OAB/SP-Guarujá (Comissão de Direito Aeronáutico). A indicação atende aos requisitos da Lei 1909, de 21 de julho de 1953.

Temos certeza de que a iniciativa terá parecer favorável do prefeito do Guarujá, Valter Suman (PSB), principalmente agora que a Baixada Santista comemora a solução, via Governo Federal, para a viabilização do Aeroporto de Guarujá.

Por acompanhar o caso desde o começo, agradeço ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, por atender esta reivindicação e assinar a outorga ao Município do Aeródromo Civil Metropolitano de Guarujá. Parabenizo o prefeito Suman, que acertou ao contratar, por 12 meses, a Infraero, empresa pública nacional, com 47 anos de experiência e que opera 55 aeroportos no Brasil. A missão da Infraero será colocar o aeroporto em operação comercial com infraestrutura e eficiência.

Rosana Valle, deputada Federal

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Casa das Culturas de Santos recebe exposição e oficina até domingo (28)

Ação começa nesta quinta-feira (25), com a exposição 'Vicente de Carvalho, Além-Mar'

Itanhaém

Polícia prende trio suspeito de integrar organização criminosa em Itanhaém

Além disso, R$ 3.480,00 também foram recuperados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter