Artigo - Dietas caseiras x ração

Há sempre uma dúvida quanto a melhor dieta para se oferecer para os cães e gatos

Comentar
Compartilhar
27 JUL 2021Por Artigo15h12
Os custos das dietas caseiras são inferiores aos da dieta industrializadaOs custos das dietas caseiras são inferiores aos da dieta industrializadaFoto: Bianca Alt Gimenez

Por Edgard M. Brito

Há sempre uma dúvida quanto a melhor dieta para se oferecer para os cães e gatos. O que é ponderado e  que esclarece bastante os dois pontos de vista é que a ração é balanceada e existe diversidade de produtos no mercado para atender uma dieta correta para cada indivíduo, independente de suas patologias identificadas e sua faixa etária. 

No caso da dieta caseira, o balanceamento é sempre feito na tentativa de acerto, mas geralmente ocorre falha neste balanceamento, comprometendo a saúde do pet, e em alguns casos de toda a família que convive com o animal. 

Se nos basearmos na dieta crua, os riscos de adquirir Salmonella,  Listeria, Escherichia coli, Campylobacter entre outras bactérias, e parasitoses são enormes pelas fontes de proteína animal, especialmente do frango e dos ovos, que em muitos casos os animais não apresentam sinais clínicos, possibilitando uma contaminação do ambiente e de toda a família. 

Nos casos de proteínas com ossos, obstruções intestinais, perfurações, fraturas de dentes, esofagites, gastrites, enterites entre outros problemas de saúde são relatados com frequência. Entre as principais alegações mencionadas pelos proprietários de pets que oferecem dieta caseira crua, estão a redução das doenças dentárias, o controle do peso, a melhora da pele e da pelagem, e aumento da  fertilidade, mas comprovações científicas apresentadas no XXII Congresso de Reprodução do Colégio Brasileiro de Reprodução relatam que a fertilidade comparada aos animais que consomem ração, são inferiores, e que os benefícios pretendidos infelizmente são contraditórios. 

Não há nenhuma comprovação científica de que a dieta caseira crua promova  longevidade como supõem alguns criadores. Apenas o que se comprova é que os custos das dietas caseiras são inferiores aos da dieta industrializada.

Dr. Edgard Morales Brito
CLÍNICA VETERINÁRIA