X

Artigo

Nilton Cesar Tristão: da pandemia ao pandemônio

Estamos no limite para colocarmos a cabeça no lugar e pararmos de contrariar as evidências demonstradas por Nelson Teich e Luiz Henrique Mandetta

Da Reportagem

Publicado em 18/05/2020 às 10:10

Atualizado em 09/06/2020 às 18:56

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

DIVULGAÇÃO

Por Nilton Cesar Tristão

O ex-ministro da Saúde, Nelson Teich, tornou-se a recente vítima do universo da pós-verdade, período em que a narrativa intuitiva se impõe à abordagem científica, a construção mítica subjuga a sistemática axiomática e o espírito da coesão é substituído pela cumplicidade impositiva. Uma dimensão que anula a razão dos fatos, dando voz a discursos excêntricos, tal como a do presidente de Belarus, Aleksandr Lukashenko, que indica a ingestão de vodka como fórmula capaz de impedir o contágio pelo covid-19; circunstância análoga ao da obsessão de Jair Bolsonaro pelo fármaco hidroxicloroquina, que igualmente transforma estudiosos renomados e formuladores de tratados epidemiológicos em meros expectadores dos delírios negativistas. Como dizia Herbert Vianna: "... discurso reticente, novidade inconsistente e a liberdade cai por terra, aos pés de um filme de Godard". 

Todos esses imperativos vêm sendo consubstanciados por uma classe média inculta, egoísta e soberba, que pretende reconstruir os pilares da república e o ordenamento social à sua imagem e semelhança, pavimentando as vias que afunilam no estreito da tragédia humana, em nome de uma pseuda preservação de fundamentos econômicos que desconhecem. Hipnotizados por novos flautistas de Hamelin, seguem os caminhos delimitados pelas redes de fake news que obscurecem o pensamento crítico e impõem o crepúsculo do primitivismo comportamental como bandeira da nova política. Em curto prazo essas ações terão como consequência a derrocada do isolamento e distanciamento social e a consequente ascensão em progressão geométrica da contaminação viral, que avançará pelos rincões e cercanias, ceifando vidas e manchando consciências de sangue. 

Em síntese, caso os brasileiros inebriados pelo cântico do ódio palaciano, crentes na ação do líder como fonte regeneradora da moralidade cristã, não sejam trazidos ao mundo da sanidade mental e responsabilidade coletiva, toda a nação adentrará num longo período de provações, com custos imensuráveis e anos de superação. Estamos no limite para colocarmos a cabeça no lugar e pararmos de contrariar as evidências demonstradas por Nelson Teich e Luiz Henrique Mandetta. A dor da perda será o preço pago pela incredulidade, as reminiscências póstumas do ano de 2020 converter-se-á na lembrança da conduta míope e servil afagada pelas mãos da irracionalidade, e o destino da pátria a transformação em referência nefasta de mau comportamento perante o resto do planeta.

Nilton Cesar Tristão
Cientista Político
Instituto Opinião Pesquisa e GovNet

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Confira o resultado da Quina no concurso 6423, nesta terça (23)

O prêmio é de R$ 50.000.000,00

Cotidiano

'Lua Cheia Rosa' acontece nesta terça (23)

Evento pode ser visto em todo o Brasil, a partir das 17h30

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter