X

Artigo

Artigo - Conservação e utilização segura dos elevadores durante a época de chuvas

Confira algumas dicas que podem ajudar a manter os elevadores em bom estado de conservação e funcionamento

Artigo

Publicado em 25/02/2022 às 07:02

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Algumas dicas podem ajudar a manter os elevadores em bom estado de conservação e funcionamento / DIVULGAÇÃO

Por Andreia Nolasco

O verão é historicamente um período de chuvas com aumento da incidência de tempestades e descargas elétricas atmosféricas, os raios. Esses fatores podem provocar, por exemplo, queda de energia ou alagamentos, afetando os elevadores dos condomínios. Esse contexto, em conjunto com feriados como o Carnaval, quando a circulação de pessoas aumenta, os cuidados na utilização desses equipamentos merecem ainda mais atenção. Algumas dicas podem ajudar a manter os elevadores em bom estado de conservação e funcionamento.

O elevador possui diversos componentes elétricos e eletrônicos que, em contato com água, podem ser danificados. Por isso, em dias de chuva, é importante escorrer o excesso de água de capas e guarda-chuvas antes de entrar no elevador. Se estiver chegando da praia ou da piscina, evite entrar no elevador com o corpo molhado ou com os pés cheios de areia, que também pode prejudicar alguns componentes. 

Se houver possibilidade de inundação em dias de chuva intensa é indicado que o elevador fique parado no último andar. Caso o equipamento seja afetado por água ou umidade, é necessário desligá-lo e solicitar a visita de um técnico de manutenção devidamente treinado.

Já em casos de oscilação de energia, o ideal é que os elevadores sejam desligados e os passageiros utilizem as escadas até que a energia seja totalmente reestabelecida. A oscilação de energia pode causar danos elétricos nos painéis dos elevadores e, caso o prédio não tenha gerador, aumentam as chances de algum passageiro ficar retido no interior da cabina. Caso isso aconteça, o passageiro deve informar a portaria através do intercomunicador ou botão de alarme do elevador. Para maior segurança, não deve sair do elevador sozinho ou mesmo com ajuda de moradores ou funcionários do condomínio. É importante aguardar calmamente o resgate seguro que deve ser efetuado somente pelo técnico de manutenção, Corpo de Bombeiros da Polícia Militar ou órgão responsável que o substitua na localidade.

O aumento na circulação de pessoas também significa que os elevadores serão utilizados com maior frequência. Para garantir a segurança dos usuários e não prejudicar o funcionamento dos equipamentos é essencial seguir boas práticas e orientações como: observar o número de pessoas e peso máximo dimensionado para o equipamento indicado pelo fabricante, não interromper o fechamento das portas com as mãos e ter atenção redobrada com objetos finos como bengalas ou guia de animais de estimação que podem não ser detectados pelo sistema de segurança (cortina luminosa).

Mas vale ressaltar que o elevador é um meio de transporte extremamente seguro quando observados a prevenção e o bom uso no dia a dia, independente da estação ou condição climática.

* Andreia Nolasco, Gerente Executiva de Gestão de Vendas de Novas Instalações da Atlas Schindler

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter