X

Artigo

Artigo - Capaz de tudo e incapaz

Artigo

Publicado em 02/04/2021 às 10:10

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Francisco Marcelino, jornalista, escritor e professor / DIVULGAÇÃO

Por Francisco Marcelino

O presidente Jair Bolsonaro é contra o confinamento, como sabemos. No entanto, um dos únicos confinados do país é o próprio presidente Bolsonaro. Ele está confinado com os filhos e o que sobrou da turma de cúmplices da quinta série (perdão, crianças, pela comparação) no Palácio do Planalto. Não se sabe por quanto tempo. 

Na escola Presidente Jair Bolsonaro, a quinta série (perdão, crianças, novamente) não tem diretor (a), professor (a) ou bedel. Nessa turma da quinta série (terceiro perdão), os repentes de autoritarismo tentam deturpar o que a ditadura militar fez: assassinou brasileiros e estrangeiros, impediu a investigação de atos de corrupção, instituiu a censura, cassou os direitos políticos de parlamentares eleitos legitimamente. Os militares só devolveram o poder aos civis quando viram que não sabiam o que fazer com a inflação e a dívida externa, que nos açoitava dia e noite. 

O paralelo entre 1985, quando os militares deixaram o poder, e hoje é necessário. Os civis levaram quase uma década para domar a hiperinflação deixada pelo governo militar. Só em 1994, com a criação do real após a adoção de um punhado de planos econômicos fracassados, é que nos libertamos da hiperinflação. A dívida externa demorou mais, cerca de 20 anos. Mas esse trabalho hercúleo é quase nada se comparado ao que civis terão que realizar uma vez que a turma da quinta série (quarto perdão) deixar o Planalto. 

Além de inflação e desemprego, o governo militar de Bolsonaro deixará um legado de perseguição a opositores, desmatamento e queimadas, uma política externa alinhada ao obscurantismo e, o pior, milhares de mortes por covid-19. Mortes que poderiam ter sido evitadas com vacinas, medidas de isolamento, uso de máscaras e informação. O presidente boicotou o isolamento e o uso de máscara, negou-se a assinar contratos para compra de vacinas e desinformou a população ao “prescrever” drogas para tratar a covid.

Desculpem-me o trocadilho, mas Bolsonaro é capaz de tudo, da mesma forma que é incapaz.  Acuado, ameaça a sociedade com um golpe, pois alega que o judiciário, legislativo, governadores e prefeitos o impedem de governar. Ainda bem. Sem isso, nem posso imaginar qual seria o tamanho dessa pandemia.  

Não por menos há um movimento ganhando asas no Brasil: desligar. Simplesmente assim, desligar a televisão ao escutar as sandices de Bolsonaro, o presidente confinado. Esquecer o celular em algum canto depois de receber uma notícia ruim qualquer. Desligar desse inferno de anúncios diários desencontrados vindos de Brasília.

Para mim, bastava apenas desligar uma coisa: Bolsonaro. Na verdade, quem deveria fazer isso é quem encomendou Bolsonaro e sabe onde está o controle remoto. Da próxima vez, é melhor ler o manual de instruções antes de tirar a encomenda da caixa.  

Francisco Marcelino, jornalista, escritor e professor

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Coluna

Itanhaém prevê expansão econômica e outros assuntos

Congelamento da tarifa dos ônibus chegou ao público um pouco antes da hora

Ideia

Construtor sugere fundação nos moldes da Pinacoteca para 'novo' Escolástica Rosa

"Se formarmos um grupo e esse grupo for inteligente, envolve toda a sociedade no projeto"

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter