X

Artigo

Artigo - Barulho no condomínio

Lembre-se que viver em condomínio é como viver em uma sociedade democrática

Artigo

Publicado em 15/01/2021 às 06:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Sabrina Sayeg, advogada especializada em direito imobiliário e questões condominiais / DIVULGAÇÃO

Por Sabrina Sayeg

Viver em condomínio é viver em uma micro sociedade. E por que uma micro sociedade? 

Quem mora em condomínio vive uma vida em comum, apesar de habitar dentro de sua unidade, seja ela um apartamento, ou mesmo uma casa dentro de um condomínio. 

Todas as relações dentro dessa micro sociedade são e devem ser disciplinadas por normas específicas condominiais que valem para todos, por exemplo, pela Convenção Condominial, pelo Regimento Interno, dentre outras. 

Atualmente, vivemos uma realidade condominial muito diferente se comparada a cerca de 30 anos atrás: hoje, é comum a existência de condomínios edilícios que possuem mais de 1.000, e até mais de 4.000 unidades. Nota-se que dentro de um condomínio, muitas vezes, podem haver mais habitantes por m² do que em pequenos municípios.

É de conhecimento de todo e qualquer morador ou frequentador de um condomínio que além de possuir seus direitos individuais, deve cumprir regras válidas para a coletividade, assim como são as leis e normas comuns entre os civis. E um detalhe muito mais importante do que todo esse conjunto de normas, regras, direitos e deveres é: o Bom Senso!

Um dos maiores problemas e queixas encontrados num condomínio diz respeito ao barulho: o barulho do vizinho fora de horário; barulho de obras nas unidades; o barulho nas áreas comuns; o barulho de uma festa no salão de festas; o barulho dos animais; o barulho de crianças no playground, etc.

A pandemia fez as pessoas passarem a maior parte do dia dentro de casa. Uns voltaram a sair para trabalhar, outros continuam trabalhando dentro de casa, e crianças, na sua maioria, continuam a maior parte do tempo, dentro de casa.

Reclamações e desavenças quanto ao barulho do vizinho, músicas em volume acima do permitido, gritarias, pulos dentro do apartamentos, festas, sempre ocorreram, e aumentaram com o momento da pandemia. 

Por questão de bom senso, alguns ruídos devem ser tolerados, mas ao mesmo tempo, não se pode deixar de lado que o condomínio merece ser visto como um lugar onde deve imperar a paz e a tranquilidade.

O horário do silêncio deve ser respeitado. E quanto ao limite do barulho, o bom senso precisa existir entre os moradores. 

O condômino ou morador que insistir em não colaborar com o respeito ao sossego dos demais moradores e vizinhos, pode ser penalizado conforme as regras determinadas na Convenção Condominial e Regimento Interno, e até mesmo responsabilizado civil ou criminalmente.

Não há que se justificar a questão do barulho excessivo ou fora do horário permitido com o momento pandêmico. 

Conflitos entre vizinhos sempre aconteceram, mas vêm ocorrendo com mais frequência! Há casos ocorridos em condomínio, onde, infelizmente, foi necessária a interferência da Polícia Militar. 
Lembre-se que viver em condomínio é como viver em uma sociedade democrática. Ou seja, os interesses de todos os condôminos, sem qualquer exceção, devem ser analisados como uma coletividade, embora todos pensem e vivam de forma diferente dentro de sua própria unidade e núcleo familiar.

Viver em condomínio precisa ser visto como viver em harmonia e respeito ao próximo. 

Sabrina Sayeg, Advogada Especializada em Direito Imobiliário e Questões Condominiais

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Ônibus colidem com posto de combustível e deixam 13 feridos em Santos; ASSISTA

O acidente ocorreu por volta das 6h30, no cruzamento da Rua Comendador Martins com a Júlio de Mesquita

Cotidiano

Operação Comboio na Anchieta gera lentidão na manhã desta sexta-feira

Parte da lentidão é por conta do tempo encoberto com chuva em pontos isolados do Sistema Anchieta-Imigrantes

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter