X

Artigo

Artigo - Apenas 10 anos

É preciso criar políticas sólidas de proteção à criança, o que inclui não apenas a punição dos criminosos, mas também a presença efetiva dos responsáveis

Da Reportagem

Publicado em 22/08/2020 às 06:52

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

DIVULGAÇÃO

Por Francisco Marcelino

Minha filha mais velha está com 19 anos. Quando tinha 10, gostava de bichos de pelúcia, bonecas, de desenhar e escrever, cantar, assistir desenho animado. Sua irmã, que hoje tem 17, era a mesma coisa. Hoje ainda gostam de todas essas coisas. Outras paixões surgiram também, como assistir séries e estudar chinês. Com 10 anos, o meu garoto, hoje com 13 anos, tinha acabado de chegar na França. Em meio à saudade do Brasil, foram nos jogos de criança, como pega-pega e futebol, que ele fez novos amigos.

Quanto a mim, quatro décadas me separam dos meus 10 anos, mas parece que foi ontem. Naquele mundo, sobrava pouco espaço para qualquer coisa além de futebol. Depois de voltar da escola, meu irmão e eu íamos atrás de alguma pelada num campo de várzea. Se estava muito frio ou chovendo demais, a gente jogava futebol de botão, pebolim ou trocava figurinhas de futebol. 

Mas, aos 10 anos, muitas crianças não têm o direito de ser criança. Foi o caso do meu pai. Desde os 7 anos, ele trabalhava na roça para o meu avô Francisco Marcelino, pai da minha mãe e seu futuro sogro. A comida era pouca, escola não existia, afeto e carinho familiar eram palavras que ainda não tinham entrado no dicionário da época. Aliás, até hoje afeto e carinho familiar são palavras sem serventia na maior parte dos lares brasileiros. 

É também o caso da criança do Espírito Santo. Vítima de estupro aos 10 anos de idade, foi chamada de assassina por ativistas de extrema-direita. Ou seja, foi vítima de novo.

Toda vida importa para a nossa Constituição. No caso do Espírito Santo, mãe e feto são igualmente importantes, mas havia risco para a mãe. Então, em vez de discutir os erros da família, da sociedade e do Estado brasileiro, culpa-se a vítima. Todos nós falhamos com essa menina e com outras que como ela não têm acesso à educação, saúde, alimentação, segurança, moradia e tantos bens palpáveis ou não. 

Desrespeitamos continuamente o Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA, que estabelece que família, comunidade, sociedade em geral e o poder público devem assegurar, entre outros itens, a efetivação dos direitos referentes à dignidade e ao respeito. Embora o Estatuto, que é de 1990, seja bom, a rede de proteção que deveria circundar nossas crianças e adolescentes é frágil. 

Infelizmente, o caso da menina do Espírito Santo não é o primeiro, mas poderia servir para mudarmos essa realidade. Para isso, é preciso criar políticas sólidas de proteção à criança, o que inclui não apenas a punição dos criminosos, mas também a presença efetiva dos responsáveis — ou seja, família, sociedade e Estado. Nossa pequena foi abusada por quatro anos sem que a família, a sociedade e o Estado desconfiassem.

Não cansemos de repetir: apenas 10 anos de idade. 

Francisco Marcelino, escritor e cineasta

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Cocaína acumulada na Baía de Santos desde 1930 já contamina os peixes

Droga se acumula não só na água, mas em sedimentos e organismos marinhos e representa alto risco ecológico, apontou o professor da Unifesp Camilo Seabra durante a FAPESP Week Illinois

Cotidiano

Cachorros são resgatados em condomínio após denúncia de maus tratos, em Bertioga

Segundo a Prefeitura, os animais estavam presos em um condomínio na Avenida Anchieta, sem o tutor

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter