X

Artigo

Artigo - A moda agora é se divertir

Toda derrota é amenizada e toda vitória é supervalorizada se o atleta curtiu o seu momento. Vivemos uma espécie de idiotização do esportista. E isso é péssimo para o esporte nacional.

Artigo

Publicado em 07/08/2021 às 06:18

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Diego Monsalvo, professor de filosofia e escritor / DIVULGAÇÃO

Por Diego Monsalvo

Tenho assistido com uma certa regularidade a vários programas sobre as Olimpíadas de Tóquio 2020.

Particularmente, gosto desse momento de clima olímpico! Gosto dessa ideia que nos faz pensar, ainda que por um breve mês, sobre uma congratulação mais sincera da humanidade. Gosto, inclusive, dessa maneira inusitada que desenvolvemos nesse período de assistir a determinadas modalidades esportivas sem entender suas regras e, ainda assim, comentar como um especialista e contestar todas as notas do júri técnico. 

Agora, sinceramente, o que não tenho suportado é essa “antipedagogia” do Brasil contemporâneo que tenta descrever o esporte como curtição. Se não se divertiu, não valeu a pena. Toda derrota é amenizada e toda vitória é supervalorizada se o atleta curtiu o seu momento. Vivemos uma espécie de idiotização do esportista. E isso é péssimo para o esporte nacional. 

Com isso não quero dizer que o esporte não implique alegria e não tenha seus momentos de diversão. Um sorriso, uma dancinha, uma piscada para as câmeras, uma provocação do adversário, enfim, vindo da originalidade do atleta, também será parte do seu legado. A personalidade de cada um é uma marca integral da sua própria atividade.

Porém, essa ideia que sustenta que o importante é se divertir, quebra o próprio espírito esportivo que tem como sua marca fundamental o autoconhecimento e a superação das próprias limitações. Como já disse, é uma antipedagogia. Ao invés de ensinar, deseduca toda uma geração de crianças e futuros atletas, pois faz do esporte um “bico” e do esportista um deslumbrado. 

Se tem uma coisa que precisamos aprender durante toda a nossa vida é a angústia de lidar com as nossas escolhas. Viver é escolher e escolher pela curtição não é o caminho para a disciplina que temos que ter para nos sentirmos verdadeiramente livres e autônomos. Sem autodisciplina, privações e hábito, o talento se evapora. E é isso que deve ser valorizado em todos os nossos esportistas. Ganhando ou perdendo. É uma ofensa alguém dizer a um atleta depois da sua competição, mas e aí, se divertiu? Não é justo. Esporte é trabalho. E como já nos dizia Marx (1818-1883), o trabalho é o processo da ação que muda ao mesmo tempo duas naturezas, a externa e a humana. Trabalhar é moldar-se a si mesmo e se fazer pertencente e transformador do meio em que se vive. O que um atleta faz é trabalhar. Ele constrói a sua liberdade a partir desse processo vital.

Respeite o atleta!

* Diego Monsalvo, professor de filosofia e escritor

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter