X

Artigo

Agosto verde – prevenção contra Leishmaniose

Este mês é reservado para alertar sobre os riscos da doença e mostrar como realizar a prevenção dos cães

Artigo

Publicado em 18/08/2021 às 17:30

Atualizado em 18/08/2021 às 17:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Por Edgard Morales Brito

O mês de agosto é reservado para alertar sobre os riscos da Leishmaniose (Calazar) e mostrar como realizar a prevenção dos cães, uma vez que é uma doença grave e não possui cura parasitológica. 

A Leishmaniose Visceral Canina (LVC) é uma zoonose (afeta seres humanos e animais), sendo que os cães são os principais reservatórios no qual os humanos podem se infectar. A transmissão ocorre através da picada de mosquitos palha ( Lutzomya e Phlebotomus) também chamado de birigui ou tatuquiras. Os sinais clínicos são muito variáveis, alguns cães podem ser assintomáticos ou desenvolver sintomas leves, enquanto outros podem ser sintomáticos e a evolução da infecção pode levar a óbito. 

Os sinais clínicos mais comuns são: feridas no focinho, orelhas e região dos olhos, apatia, crescimento anormal das unhas, perda de peso, emagrecimento progressivo, aumento do volume abdominal e paralisia dos membros. A melhor maneira de combater a leishmaniose visceral canina é a prevenção,  e para isso é recomendado um método de defesa dupla, onde a proteção é feita de maneira combinada, através da vacina e do uso de repelentes ou coleiras específicas contra Leishmaniose. 

Também são consideradas formas de prevenção a limpeza de quintais e terrenos, eliminação de resíduos sólidos orgânicos (fezes dos animais) e uso de inseticidas para o controle dos mosquitos. O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e a Associação Mundial de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (WSAVA)  incluíram a vacina de leishmaniose visceral canina no Grupo de Diretrizes em Vacinação (VGG) como uma vacina “não essencial”, visto que são necessárias apenas para os animais cuja localização geográfica ou estilo de vida os colocam em risco de contrair a doença. 

É fundamental ficarmos atentos ao estilo de vida do animal, ainda que ele habite em uma região não endêmica, caso realize uma viagem de férias, ou vá participar de exposição, deve haver prevenção nesses casos. 

Dr. Edgard Morales Brito
CLÍNICA VETERINÁRIA

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Troca de tiros em Praia Grande deixa um ferido

O caso aconteceu na área de mata do bairro Quietude, próximo da Rua Amilca Esteves

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter