Caverna no interior de SP com altura de prédio de 25 andares pode entrar para o Guinness Book

Estudo da USP analisa entrada de 200 metros da Casa de Pedra para oficializar recorde mundial

Localizada no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, a caverna brasileira pode entrar para o Guinness

Localizada no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, a caverna brasileira pode entrar para o Guinness | Governo de SP/Divulgação

Localizada no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar), em Iporanga, no Vale do Ribeira, a Caverna Casa de Pedra pode ganhar em breve o título de maior abertura de caverna do mundo no Guinness Book.

Com uma entrada que chega a cerca de 200 metros, o equivalente a um prédio de 25 andares, sua cavidade impressiona visitantes e pesquisadores, sendo agora alvo de um estudo pioneiro da Universidade de São Paulo (USP).

Leia também: Maior hotel do mundo tem 377 metros, mais de 1.000 quartos e sonha com o Guinness Book

A pesquisa começou em novembro de 2024, por meio do trabalho do geólogo Nicolás Misailidis Strikis, professor da universidade, e da mestranda Vanessa Faria Borher.

O estudo deve seguir até julho de 2026, avaliando a vazão de água, o volume de chuvas, o tempo de resposta das enchentes e o comportamento hidrológico da caverna.

Caso a caverna do interior de São Paulo confirme o recorde, ela superará a caverna Son Doong, no Vietnã, que possui a maior abertura medida pela largura.

Leia também: É oficial: Réveillon do Rio entra para o Guinness como o maior do mundo

No caso da Casa de Pedra, a medição foca na entrada vertical; por isso, ela pode ser reconhecida como a maior abertura de caverna em altura, explica Vanessa.

Agora, o próximo passo dos pesquisadores é enviar um artigo com as especificações da caverna para o Guinness Book para comprovar o recorde. O documento será analisado por especialistas, que decidirão se a caverna receberá ou não o título mundial.