O Bairro Princesa, em Praia Grande, passou por uma transformação visual nas últimas semanas. Entre os dias 9 e 20 de janeiro, a Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) do município realizou o primeiro mutirão de zeladoria do ano, resultando na retirada de aproximadamente 75 toneladas de resíduos das vias públicas.
A força-tarefa percorreu 28 ruas, iniciando os trabalhos na Rua Maria Regina Carminatti Campos e finalizando na Rua Eulenice Maria Jacob Cardoso.
O balanço da operação impressiona pelos números: foram recolhidas 36 toneladas de entulho e 39 toneladas de resíduos diversos.
Além disso, o serviço de rapa-treco — focado no recolhimento de móveis e eletrodomésticos velhos — retirou 210 quilos de materiais que poderiam ter sido descartados irregularmente em calçadas ou terrenos baldios.
Manutenção completa e conservação
Além da coleta de lixo, as equipes da Sesurb executaram serviços de manutenção que visam melhorar a estética e a segurança do bairro:
Raspagem de guias: 22 quilômetros de extensão.
Roçagem: 43 mil metros quadrados de áreas verdes e mato alto.
Pintura viária: Revitalização da sinalização horizontal nas ruas atendidas.
A Administração Municipal destaca que a manutenção da limpeza depende diretamente da colaboração dos moradores. O descarte irregular, além de prejudicar a vizinhança, pode causar entupimento de bueiros e proliferação de doenças.
A prefeitura lembra que o serviço de rapa-treco é totalmente gratuito. Para utilizá-lo, o munícipe deve consultar o dia em que o caminhão passa em sua rua através da Carta de Serviços no site oficial e colocar os itens na calçada até as 8 horas da manhã da data agendada.
