X

Cotidiano

Receita bate recorde histórico de apreensões de drogas no Porto de Santos

Bárbara Farias

Publicado em 19/09/2016 às 23:03

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A quantidade de drogas apreendidas pela Receita Federal no Porto de Santos este ano já superou 6 toneladas. O número é quase 6 vezes maior que o registrado em todo o ano passado. A última apreensão ocorreu no domingo, 18 de setembro, quando foram encontradas 11 sacolas contendo aproximadamente 322 quilos de cocaína em um contêiner que tinha como destino o porto de Le Havre, na França.

Todas as apreensões de entorpecentes realizadas em 2016 foram de cocaína. Em geral, a droga estava escondida em contêineres que transportavam outros tipos de carga e tinham como destino ou passariam por portos da Europa.

A inserção de drogas em contêineres com cargas regulares sem o conhecimento dos proprietários é uma técnica conhecida como "rip off loading". As cargas utilizadas pelos traficantes foram as mais diversas, como café solúvel, argamassa e farelo vegetal.

As apreensões são fruto do aprimoramento das técnicas de análise e gerenciamento de risco aliadas ao uso intensivo de tecnologia pela Receita Federal. Uma central monitora os recintos alfandegados. A análise de imagens de escâneres e o uso de cães de faro também fazem parte do trabalho desenvolvido pelos auditores-fiscais e analistas-tributários do órgão.

Relembre as maiores apreensões de 2016 no porto de Santos

No dia 9 de setembro, foram apreendidas várias bolsas que continham mais de uma tonelada de cocaína. A droga estava escondida em três contêineres com sucata de metais e vidro. O destino era o porto de Antuérpia, na Bélgica.

Em 2 de setembro, a Receita Federal encontrou mais de 600 quilos de cocaína em bolsas que estavam dentro de um contêiner com carga de açúcar. O destino do contêiner era o porto de Tunísia, na África, com passagem pelo porto de Gioia Tauro, na Itália.

No dia 31 de agosto, foi realizada a maior apreensão dos últimos anos: 1,5 tonelada de cocaína. A droga estava oculta em contêineres que transportavam pisos e bobinas de papel. O destino era o porto de Antuérpia, na Bélgica.

Mais Vídeos

Cotidiano

Ruas do Gonzaga, em Santos, alagadas depois do temporal de 10/02.

Rua Tolentino Filgueiras, no Gonzaga. Alagamento chegou a invadir comércios da região.

Cotidiano

Ruas de Santos completamente alagadas depois do grande temporal de sábado.

O temporal que caiu ontem a tarde sobre a Baixada Santista foi um dos mais fortes registrados nos últimos 5 anos, em volume de chuva. Segundo dados do CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), em menos de 3 horas choveu na região...

Listar Vídeos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter