X

Cinema DL

Musicais no MISS e Cine BV resgatam filmes de todos os tempos em Santos

Bárbara Farias

Publicado em 11/08/2016 às 13:44

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os musicais sempre tiveram destaque entre as produções de cinema em todas as épocas. O primeiro surgiu cerca de 30 anos após o advento da Sétima Arte. “O Cantor de Jazz” foi lançado em 1927. Já na década de 1930, Fred Astaire deu graça e leveza aos filmes com coreografias mais que perfeitas, abrindo as portas do cinema definitivamente para os musicais. A consolidação dessas produções no cinema ocorreu logo após a Segunda Guerra Mundial, com a chamada Era de Ouro, entre os anos 1940 e 1960.

Mas, mesmo após o declínio da Era de Ouro, que lançou diversos atores e atrizes ao estrelato, as produções musicais não pararam e os estúdios foram se adaptando e realizando filmes que marcaram nos anos 60, 70, 80, 90, 2000 até os dias de hoje.

Em Santos, dois projetos realizados em parceria entre o Coral Cênico Broadway Voices e o Museu da Imagem e do Som (MISS), da Secretaria de Cultura de Santos, resgatam os grandes musicais de todos os tempos. E o melhor de tudo é que as sessões são gratuitas. São eles o Cine BV e o Musicais no MISS. Logo após as sessões de ambos os projetos, há bate-papo com o diretor musical e idealizador do Coral Cênico Broadway Voices, Fernando Pompeu.

As sessões do Cine Clube Broadway Voices, ou Cine BV, são realizadas no MISS na primeira e na terceira quarta-feira do mês, às 20 horas. Já as sessões do projeto Musicais no MISS são promovidas toda sexta-feira, às 15h30.

A coordenadora de Cinemas da Secretaria de Cultura de Santos, Raquel Pellegrini, abraçou os projetos, pois viu neles tanto a oportunidade de atrair público para o MISS quanto levar o conhecimento de Fernando Pompeu sobre o universo dos musicais a este público. “A gente sabe que existe um público grande de cinéfilos e de fãs de musicais. Então, a gente abrir a sala do MISS com mais uma janela de exibição, mais um espaço onde as pessoas possam vir curtir o cinema, entrar nessa imersão de uma sala de cinema, curtir os musicais, é muito bacana. O Broadway Voices tem um trabalho belíssimo aqui em Santos e na nossa região inteira e o Fernando é um cara que conhece muito de musicais, então trazer esse conhecimento e poder abrir e democratizar isso com o público é uma coisa muito bacana. E o MISS tem essa função mesmo”, afirma Raquel.

Segundo Raquel, o MISS tem recebido um público médio de 25 pessoas por sessão. “A gente está muito feliz com o resultado e quer mais que isso seja divulgado e que as pessoas possam curtir o que é esse universo dos musicais”, comenta.

Como surgiram os projetos Cine BV e Musicais no MISS?

O projeto Cine BV começou há dois anos na residência do diretor musical e idealizador do Coral Cênico Broadway Voices, Fernando Pompeu. “O Cine BV é um projeto que vem desde que eu comecei o Broadway Voices cuja finalidade principal era levar às pessoas que faziam parte do projeto esse mundo dos musicais, para eles conhecerem, jovens e adolescentes que queriam fazer parte do projeto em homenagem aos musicais, mas não conheciam os musicais”, explica Fernando Pompeu.

Pompeu explica também como foi que o projeto chegou ao Museu da Imagem e do Som de Santos. “Através de um dos integrantes do Broadway, houve essa sugestão para a gente fazer uma parceria com o MISS e com a Raquel (coordenadora de Cinemas da Secult Santos) para a gente trazer o Cine Clube BV para o MISS, por ter um espaço maior e poder abrir para o público externo”.

Fernando Pompeu conta que quando foi conversar sobre o Cine BV com a coordenadora de Cinemas da Secretaria de Cultura de Santos, Raquel Pellegrini, ela lhe sugeriu realizar também o projeto Musicais no MISS com uma proposta diferente. “Quando vim conversar com a Raquel sobre o Cine BV, ela sugeriu que eu fizesse num outro dia e horário, semanalmente, uma outra programação que fosse ligada a ciclos temáticos. A gente começou em abril com o ciclo Bob Fosse, por sugestão dela. A gente apresentou Chicago, All That Jazz e Cabaret”, comenta Pompeu.

Já neste mês de agosto o tema do ciclo temático é Contracultura. Segundo Pompeu, Jesus Cristo Superstar foi o primeiro filme exibido. Nesta sexta-feira (12), haverá sessão de Godspell – A Esperança. Os próximos filmes serão: Rocky Horror Picture Show (dia 17), Tommy (26), Hair (2) e Rosa (9).

O MISS fica na Avenida Pinheiro Machado, 48, no térreo do Teatro Municipal Brás Cubas, no Canal 1.

Programação

Cine BV

17/08, às 20h: A Pequena Loja dos Horrores

Musicais no MISS

12/08, às 15h30: Godspell – A Esperança.

17/08, às 15h30: Rocky Horror Picture Show

26/08, às 15h30: Tommy

02/09, às 15h30: Hair

Leia também em http://goo.gl/sWk18I

Mais Vídeos

Cotidiano

Ruas do Gonzaga, em Santos, alagadas depois do temporal de 10/02.

Rua Tolentino Filgueiras, no Gonzaga. Alagamento chegou a invadir comércios da região.

Cotidiano

Ruas de Santos completamente alagadas depois do grande temporal de sábado.

O temporal que caiu ontem a tarde sobre a Baixada Santista foi um dos mais fortes registrados nos últimos 5 anos, em volume de chuva. Segundo dados do CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), em menos de 3 horas choveu na região...

Listar Vídeos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter