X

Cinema

Gene Wilder, o Willy Wonka, morre aos 83 anos

Bárbara Farias

Publicado em 29/08/2016 às 22:39

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O ator e cineasta Gene Wilder morreu aos 83 anos de idade nos Estados Unidos. A notícia foi confirmada nesta segunda-feira, dia 29, por um sobrinho do artista à agência de notícias Associated Press. Segundo ele, Wilder morreu  de complicações do mal de Alzheimer, em Stamford, Connecticut. Wilder teria falecido ontem, o que ainda não foi confirmado. Um dos papéis de maior sucesso de Gene Wilder é Willy Wonka, do clássico “A fantástica fábrica de chocolate”.  

Durante sua carreira, o ator recebeu duas indicações ao Oscar. A primeira na categoria de melhor ator coadjuvante por sua atuação em “Primavera Para Hitler" (1967) e a segunda, por melhor roteiro adaptado do filme "O Jovem Frankenstein" (1974).

O seu personagem mais marcante, Willy Wonka, de “A Fantástica Fábrica de Chocolate” (1971) rendeu a Wilder uma indicação ao Globo de Ouro. Outra indicação ao prêmio veio por seu trabalho no filme “O Expresso de Chicago" (1976).

Gene Wilder ganhou um Emmy em 1998, de melhor ator convidado em série de comédia, graças a uma participação especial em "Will & Grace".

Um dos grandes parceiros de Wilder foi o diretor americano Mel Brooks. Juntos, eles trabalharam em filmes como "Banzé no Oeste" e "O Jovem Frankenstein", no qual o ator também assinou como roteirista. Wilder também dirigiu cinco longas, incluindo "A dama de vermelho" (1984) e "O maior amante do mundo (1977).

Outro parceiro foi o ator Richard Pryor (1940-2005). Ambos atuaram juntos em "Cegos, Surdos e Loucos" (1989),  "Loucos de Dar Nó" (1980) e "O Expresso de Chicago" (1976).

Em sua conta no Twitter, o cineasta Mel Brooks publicou uma mensagem ressaltando o seu talento e a amizade dos dois. "Um dos verdadeiros grandes talentos dos nossos tempos. Ele abençoou cada filme que fizemos com sua mágica e me abençoou com sua amizade".

Jerome Silberman era o nome verdadeiro de Gene Wilder. Ele nasceu no dia 11 de junho de 1933, na cidade de Milwaukee, nos Estados Unidos.

Mais Vídeos

Cotidiano

Ruas do Gonzaga, em Santos, alagadas depois do temporal de 10/02.

Rua Tolentino Filgueiras, no Gonzaga. Alagamento chegou a invadir comércios da região.

Cotidiano

Ruas de Santos completamente alagadas depois do grande temporal de sábado.

O temporal que caiu ontem a tarde sobre a Baixada Santista foi um dos mais fortes registrados nos últimos 5 anos, em volume de chuva. Segundo dados do CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), em menos de 3 horas choveu na região...

Listar Vídeos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter