X

Previdência

Aposentados vão hoje ao Senado pedir CPI da previdência

Francisco Aloise

Publicado em 21/03/2017 às 10:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os aposentados vão entrar hoje com pedido da instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Previdência Social. Com 45 assinaturas de apoio de senadores, a Confederação Brasileira de Aposentados (Cobap) vai solicitar, às 15 horas, a instalação da CPI. Antes, na parte da manhã, a entidade participa de uma audiência pública sobre o assunto, no próprio Senado.

O presidente da entidade de aposentados, Warley Martins, contesta os números apresentados pelo Governo sobre o deficit da Previdência e diz que eles não retratam a realidade. Segundo a Cobap, o Governo está fazendo terrorismo com os aposentados, ao dizer que eles podem ficar sem pagamento de seus benefícios no futuro devido à situação deficitária do INSS.

Com um estudo feito  por auditores fiscais federais, a entidade diz que existe superavit nas contas da Previdência e que houve desvio de mais de R$ 426 bilhões dos cofres do INSS, que a CPI vai levantar para onde foi desviado o dinheiro e mais que isso: quem desviou e para qual finalidade.

“Vamos realizar uma verdadeira “devassa” na contabilidade do setor previdenciário brasileiro. A principal função da investigação é descobrir se há desvios de dinheiro, corrupção, roubo e quem são os grandes devedores do sistema”, diz Warley.

A Cobap conta com o apoio do senador Paulo Paim (PT/RS) que, inclusive, encabeça a lista de assinatura da CPI da Previdência Social. Paim também enfatizou que existe uma dívida de R$ 426 bilhões para com os cofres da Previdência.

Warley lembra que a CPI “vai abrir a “caixa preta” após 92 anos de dinheiro desperdiçado no INSS que é fruto do trabalho de milhões de brasileiros”.

Para se pedir a CPI eram necessárias apenas 27 assinaturas de senadores. Até por volta do meio-dia de hoje, a Cobap espera mais cinco novas adesões à sua lista de apoio. para enviar o documento à Secretaria do Senado Federal. E diz: “Será uma data que ficará registrada nos anais da história do Brasil”.

Adesões- Na última sexta-feira, com adesão de três senadores do PMDB, o presidente da Cobap comemorou o sucesso da iniciativa. “Tudo conspira contra essa maldita reforma. É a mão de Deus que vai nos ajudar a combater as futuras injustiças”, disse Warley Martins, presidente da Cobap e idealizador da CPI.

“A adesão de senadores do PMDB e de outras legendas governistas à CPI é um sinal claro que a reforma previdenciária vem perdendo força no Congresso Nacional e não será empurrada goela abaixo. O Brasil está acordando. Não queremos nenhuma reforma, nem emendas. Respeitar a Constituição é o bastante”, declarou Warley.

Com a instalação da CPI no Senado, é grande a possibilidade da investigação interromper a tramitação da PEC 287 ou até mesmo engavetá-la, pois acredita-se que muitas falcatruas serão levantadas no INSS.

Audiência Pública- O Senado promove hoje, a partir das 9 horas, uma audiência pública envolvendo a instalação da CPI solicitada pela COBAP.

Mais Vídeos

Cotidiano

Ruas do Gonzaga, em Santos, alagadas depois do temporal de 10/02.

Rua Tolentino Filgueiras, no Gonzaga. Alagamento chegou a invadir comércios da região.

Cotidiano

Ruas de Santos completamente alagadas depois do grande temporal de sábado.

O temporal que caiu ontem a tarde sobre a Baixada Santista foi um dos mais fortes registrados nos últimos 5 anos, em volume de chuva. Segundo dados do CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), em menos de 3 horas choveu na região...

Listar Vídeos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter