X

Turismo

A montanha encantada de Ubatuba: Pico do Corcovado

Com 1.168 metros de altitude, o Pico oferece uma paisagem de tirar o fôlego, com vista em um ângulo de 360° de Parati, Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e do Vale do Paraíba

Da Reportagem

Publicado em 09/09/2017 às 13:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O local é um verdadeiro desafio para aventureiros / Luanderson Coutinho

Por Patrícia Rossetto
Do Litoral Norte

A diferente forma geográfica e a imponência deste pico na paisagem montanhosa da Serra do Mar de Ubatuba desperta a curiosidade de quem passa, mas para chegar lá é necessário planejamento, preparação física e muita dedicação. É um verdadeiro desafio para aventureiros, porém, quem já topou fazer este passeio magnífico afirma que as surpresas na trilha em meio a Mata Atlântica preservada e a vista compensam qualquer esforço.

De acordo com o guia de turismo, Luanderson Coutinho, o Lula, o nível da trilha é alto. “A trilha do Pico do Corcovado é uma das maiores e mais procuradas no Estado de São Paulo e é quase única, pois há mata preservada, sem degradação desde o descobrimento do Brasil. Passamos por diferentes tipos de vegetação dentro do bioma da Mata Atlântica e, sem dúvida, é a trilha mais difícil da região”, relata.

Chegar ao Corcovado de Ubatuba envolve diferentes desafios, começando com subida e depois áreas mais planas. “A exatamente 1000 metros de altitude, após atravessar cursos d’água, o trecho fica mais plano. Até a base da pedra, onde está o trecho mais difícil do percurso, a subida é feita praticamente toda com ajuda de cordas (escalaminhada). É um trecho desafiador, porém curto, leva em torno de 15 minutos”, explica Lula.

Durante todo o percurso é possível encontrar animais, avistar belas aves e observar as diferenças da exuberante natureza preservada. A chegada ao Pico revela uma paisagem de beleza surreal, é como se fosse um troféu para quem se propôs ir até topo.

Para subir o Pico do Corcovado é necessário se preparar. Na mochila leve água, lanche, repelente e protetor solar. Use roupas bem confortáveis e prepare-se para o frio e o vento no Pico, tênis antiderrapante, óculos de sol e boné são indicados. “O mínimo de peso possível! Existem pontos de coleta de água”, recomenda o guia.

Consciência ambiental é essencial, por isso traga seu lixo com você e, se encontrar lixo no percurso, traga-o também. Certamente encontrará animais e plantas incríveis, mas deixe tudo onde está. Não faça fogueiras, pois isso pode iniciar um incêndio na Mata Atlântica.

“Sempre digo quando vamos ao Corcovado: montanha encantada, estamos nos braços da mãe natureza, que está nos recebendo bem e temos que respeitar. Repito três conselhos básicos: da natureza nada se tira, além de fotos, nada se deixa, além de pegadas e nada se leva, além de lembranças”.

Procure um guia, de preferência local, poruqe não é local para se ir sozinho. É fácil agendar este e outros passeios na Agência de Turismo Ubatuba Ecotur, pelo telefone ou WhastApp (12) 99108-7300.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter