22h : 03min

Conheça o
Caderno + DL

Ler

Assine o Jornal por R$8
por mês no plano atual

AssineLer Jornal

A montanha encantada de Ubatuba: Pico do Corcovado

Com 1.168 metros de altitude, o Pico oferece uma paisagem de tirar o fôlego, com vista em um ângulo de 360° de Parati, Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e do Vale do Paraíba

Comentar
Compartilhar
09 SET 2017Por Da Reportagem13h30
O local é um verdadeiro desafio para aventureirosFoto: Luanderson Coutinho

Por Patrícia Rossetto
Do Litoral Norte

A diferente forma geográfica e a imponência deste pico na paisagem montanhosa da Serra do Mar de Ubatuba desperta a curiosidade de quem passa, mas para chegar lá é necessário planejamento, preparação física e muita dedicação. É um verdadeiro desafio para aventureiros, porém, quem já topou fazer este passeio magnífico afirma que as surpresas na trilha em meio a Mata Atlântica preservada e a vista compensam qualquer esforço.

De acordo com o guia de turismo, Luanderson Coutinho, o Lula, o nível da trilha é alto. “A trilha do Pico do Corcovado é uma das maiores e mais procuradas no Estado de São Paulo e é quase única, pois há mata preservada, sem degradação desde o descobrimento do Brasil. Passamos por diferentes tipos de vegetação dentro do bioma da Mata Atlântica e, sem dúvida, é a trilha mais difícil da região”, relata.

Chegar ao Corcovado de Ubatuba envolve diferentes desafios, começando com subida e depois áreas mais planas. “A exatamente 1000 metros de altitude, após atravessar cursos d’água, o trecho fica mais plano. Até a base da pedra, onde está o trecho mais difícil do percurso, a subida é feita praticamente toda com ajuda de cordas (escalaminhada). É um trecho desafiador, porém curto, leva em torno de 15 minutos”, explica Lula.

Durante todo o percurso é possível encontrar animais, avistar belas aves e observar as diferenças da exuberante natureza preservada. A chegada ao Pico revela uma paisagem de beleza surreal, é como se fosse um troféu para quem se propôs ir até topo.

Para subir o Pico do Corcovado é necessário se preparar. Na mochila leve água, lanche, repelente e protetor solar. Use roupas bem confortáveis e prepare-se para o frio e o vento no Pico, tênis antiderrapante, óculos de sol e boné são indicados. “O mínimo de peso possível! Existem pontos de coleta de água”, recomenda o guia.

Consciência ambiental é essencial, por isso traga seu lixo com você e, se encontrar lixo no percurso, traga-o também. Certamente encontrará animais e plantas incríveis, mas deixe tudo onde está. Não faça fogueiras, pois isso pode iniciar um incêndio na Mata Atlântica.

“Sempre digo quando vamos ao Corcovado: montanha encantada, estamos nos braços da mãe natureza, que está nos recebendo bem e temos que respeitar. Repito três conselhos básicos: da natureza nada se tira, além de fotos, nada se deixa, além de pegadas e nada se leva, além de lembranças”.

Procure um guia, de preferência local, poruqe não é local para se ir sozinho. É fácil agendar este e outros passeios na Agência de Turismo Ubatuba Ecotur, pelo telefone ou WhastApp (12) 99108-7300.

Colunas

Contraponto