Diário do Litoral
Santos, 22 de outubro de 2014 04:20
Especiais

Previsão do tempo para Santos

Peruíbe Itanhaém Mongaguá São Vicente Cubatão Santos Praia Grande Guarujá Bertioga Riviera de São Lourenço Riviera de São Lourenço Peruíbe Itanhaém Mongaguá Praia Grande São Vicente Cubatão Santos Guarujá Bertioga

Veja a previsão do tempo para os próximos dias para Santos

De 22 de outubro a 3 de novembro
Hoje, Quarta, 22 de outubro de 2014 Mínima Máxima
Nublado com possibilidade de chuva 18°C 24°C
Amanhã, Quinta, 23 de outubro de 2014 Mínima Máxima
Variação de nebulosidade 18°C 25°C
Sexta, 24 de outubro de 2014 Mínima Máxima
Variação de nebulosidade 19°C 26°C
Sábado, 25 de outubro de 2014 Mínima Máxima
Possibilidade de pancadas de chuva a noite 20°C 26°C
Domingo, 26 de outubro de 2014 Mínima Máxima
Pancadas de chuva 21°C 27°C
Segunda, 27 de outubro de 2014 Mínima Máxima
Variação de nebulosidade 21°C 27°C
Terça, 28 de outubro de 2014 Mínima Máxima
Parcialmente nublado 23°C 31°C
Quarta, 29 de outubro de 2014 Mínima Máxima
Parcialmente nublado 24°C 30°C
Quinta, 30 de outubro de 2014 Mínima Máxima
Nublado 20°C 24°C
Sexta, 31 de outubro de 2014 Mínima Máxima
Nublado 20°C 25°C
Sábado, 1 de novembro de 2014 Mínima Máxima
Nublado 19°C 24°C
Domingo, 2 de novembro de 2014 Mínima Máxima
Parcialmente nublado 18°C 23°C
Segunda, 3 de novembro de 2014 Mínima Máxima
Parcialmente nublado 18°C 24°C
Clique e veja a previsão do tempo para outras cidades do Litoral Paulista:

Santos | Guarujá | São Vicente | Praia Grande | Cubatão | Peruíbe | Bertioga | Itanhaém | Mongaguá

Sobre a cidade de Santos


Santos é a cidade localizada no litoral do estado de São Paulo, na Região Metropolitana da Baixada Santista, e abriga o maior porto da América Latina, que é o principal responsável pela dinâmica econômica da cidade ao lado do turismo, da pesca e do comércio.


Santos possui economia em constante crescimento e é uma das cidades mais ricas do Brasil. Durante um bom tempo, sua economia esteve centralizada na comercialização do café (que também era a principal fonte de riqueza do país), abrigando, inclusive, a Bolsa Oficial do Café, importante centro de negócios do mercado cafeeiro inaugurada em 1922, e que se configurou no Museu do Café, espaço que promove exposições sobre a trajetória do produto pelo Brasil e pela cidade e que é decorado com obras do artista Benedito Calixto.


A economia do café no Brasil representou um impulso sem precedentes de crescimento para Santos. A inauguração da ferrovia São Paulo Railway ligando Santos às lavouras cafeeiras de Jundiaí, em 1867, foi uma importante fonte de progresso, principalmente para o Porto. Com isso, a cidade aumentou muito sua população e também foi um dos centros do movimento abolicionista, com Quintino de Lacerda e seu quilombo no bairro do Jabaquara, o Teatro Guarany, primeiro grande teatro da cidade e palco de manifestações pela abolição, que foi inaugurado em 1888.



Bolsa do Café

Bolsa do Café



Com a abolição da escravatura e a vinda de mão de obra italiana para substituir o trabalho dos negros, na agricultura, Santos se caracterizou como a porta de entrada do Brasil para os esperançosos imigrantes italianos e japoneses, que acabaram se estabelecendo na cidade.


O aumento da população trouxe crescimento econômico e também problemas: uma grande epidemia de febre amarela em 1889 dizimou centenas de pessoas. Santos sofria constantemente com as doenças e com os alagamentos. A falta de saneamento básico era um problema, as doenças e os cortiços também. O Porto de Santos era temido sendo considerado o "porto da morte". Para sanar tais problemas, duas obras foram fundamentais: o Porto Organizado, inaugurado em 1892 pelos empresários Cândido Gaffrée e Eduardo Guinle, e o Saneamento de Santos, que é o responsável pelo fim das doenças e pela esperança de vida saudável da cidade.


A genialidade do projeto do engenheiro Saturnino de Brito pôde drenar as planícies alagadas com os canais que são marcos da paisagem urbana santista, além de preservar a memória histórica do Centro e de ordenar a ocupação urbana com um plano de ruas.


Santos é uma das cidades mais antigas do país e de grande valor histórico por acompanhar o crescimento e a evolução do Brasil em seus primeiros anos de colônia até os dias atuais, surgindo como um município de valor cosmopolita, portuário, ecológico e cultural.


O Porto de Santos foi inaugurado em 2 de Fevereiro de 1892 quando a Companhia Docas de Santos (CDS), cedeu à navegação mundial os primeiros 260 metros de cais, na área do Valongo e é o principal e maior porto da América Latina. A sua estrutura é considerada a mais moderna do Brasil e a administração da Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP) - empresa do Governo Federal, vinculada à Secretaria de Portos da Presidência da República - é feita juntamente com os prefeitos das cidades diretamente ligadas às instalações portuárias, Santos, Guarujá e Cubatão.


Porto de Santos

Porto de Santos


A área de influência econômica do porto concentra mais de 50% do produto interno bruto (PIB) do país e abrange principalmente os estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e suas principais cargas são produtos como o açúcar, soja, café, milho, trigo, sal, polpas, suco de laranja, papel, automóveis, álcool e outros granéis líquidos, além das cargas em contêineres. Em 2007, o Porto de Santos foi considerado o 39º maior do mundo por movimentação de contêineres pela britânica Container Management. O sistema de acessos terrestres ao porto é formado pelas rodovias Anchieta e Imigrantes e pelas ferrovias Ferroban e MRS, e o Porto de Santos também abriga as chegadas e partidas dos principais navios de passageiros em turismo do mundo.


O litoral santista é composto por 6 praias em oito quilômetros de extensão. A orla é urbanizada com 218 800 metros quadrados de jardim urbano à beira-mar. As praias são José Menino, com calçadão, jardins da orla e agitada vida noturna, características desta praia que abrigou o primeiro hotel da orla marítima, em 1895 - o Hotel Intercontinental - e recebeu os primeiros trilhos de bondes. O Morro do José Menino (ou morro de Santa Teresinha) é procurado pelos praticantes de asa-delta.


Próxima à divisa com a cidade vizinha de São Vicente encontra-se a Ilha de Urubuqueçaba, que significa o pouso do urubu, que na maré baixa liga-se à praia, podendo-se caminhar até ela. É da praia do José Menino que parte o emissário submarino. Pompeia, é um pequeno bairro, localizado entre os Canais 1 e 2, e em sua orla encontram-se quiosques e pequenas praças, sendo frequentado por turistas em temporadas e fins de semana.


Gonzaga, entre os Canais 2 e 3, é o ponto mais badalado da cidade. Nele, acontece a maioria dos eventos ao ar livre, promovidos pela prefeitura e rádios da região. Boqueirão, é uma das praias mais conhecidas e está localizada na região do Canal 3 sendo um dos pontos de encontro da cidade. Embaré, localizada na região central da orla de Santos, é muito procurada por surfistas e o local abrigou, em 1875, a Capela Santo Antônio, atual Basílica de Santo Antônio do Embaré. Aparecida, localizada entre os Canais 5 e 6, reúne, em 1 quilometro de extensão, várias opções de comércio e lazer, além de existir o bairro de mesmo nome que surgiu a partir do desenvolvimento do local em torno da Igreja Nossa Senhora Aparecida. E, finalmente, Ponta da Praia, localizada junto à entrada do estuário do Porto de Santos, a praia é ponto de partida para passeios pela baía e Laje de Santos e a Travessia Santos-Guarujá, no chamado Ferry Boat. A Ponta da Praia tem como atração o Aquário Municipal de Santos, um dos pontos mais visitados do estado de São Paulo.


Bonde do Gonzaga

Bonde do Gonzaga

Entre os principais pontos turísticos de Santos além de suas praias, podemos citar os Jardins da orla de Santos que é o maior jardim frontal de praia em extensão do mundo. O Aquário de Santos (antigo Aquário Municipal de Santos), inaugurado em 1945 pelo então Presidente da República Getúlio Vargas e ampliado em 2006, sendo um dos parques públicos mais visitado do estado atraindo turistas do mundo inteiro. Outros lugares de interesse são o Museu do Café Brasileiro, o Orquidário Municipal, o Jardim Botânico Chico Mendes, o Teatro Coliseu Santista, o Panteão dos Andradas, o Monte Serrat, e a Estação do Valongo. A Laje de Santos é um lugar muito procurado por mergulhadores, tendo uma das floras e faunas mais bonitas do litoral brasileiro. Entre as igrejas temos a Catedral de Santos, a Igreja Santo Antônio do Embaré, e a Igreja do Valongo.

É importante citar que a cidade de Santos sedia o Santos Futebol Clube, fundado em 1912, conhecido mundialmente por ter revelado o "Atleta do Século" nomeado em 1999 pelo Comitê Olímpico Internacional, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, que começou sua carreira no clube em 1956, com apenas 16 anos de idade. O Santos, conquistou muitos títulos e revelou muitos craques depois de Pelé, como Robinho, Diego e atualmente Neymar, ídolos da torcida brasileira.


Vila Belmiro

Vila Belmiro


Leia notícias de Santos



Assinatura DL - Cortesia



Hotéis em Santos