Conheça o
Caderno + DL

Ler

Assine o Jornal por R$8
por mês no plano atual

AssineLer Jornal

Previsão do tempo para Peruíbe

Peruíbe / SP

30°

29 Ago Segunda

...

30° 25°

    Sobre a cidade de Peruíbe

    Uma das definições do nome Peruíbe estaria associado ao modo como José de Anchieta se referia ao lugar, chamando-o de Tapirema do Peru, por suas semelhanças com a região peruana, onde os jesuítas haviam enfrentado dificuldades com a catequese.

    A história de Peruíbe está ligada ao estabelecimento dos padres jesuítas pelo litoral do estado de São Paulo e em 18 de fevereiro de 1959, o distrito passou a ser um município desmembrado do território de Itanhaém e finalmente em 22 de Junho de 1974, Peruíbe foi reconhecida como Estância Balneária. Em 1975, o presidente Ernesto Geisel assina o Acordo Nuclear Brasil-Alemanha que previa a construção de uma usina nuclear na Praia do Arpoador, na Jureia, mas a sociedade resistiu, e o projeto foi arquivado.

    Localizada no litoral sul de São Paulo, seus limites são Itanhaém, Iguape, Itariri e Pedro de Toledo. Peruíbe fica a 140 km da capital paulista, sendo acessada pelo Sistema Anchieta - Imigrantes, além das rodovias Pedro Taques e Padre Manoel da Nóbrega, e se distancia 80 km de Santos.

    A Jureia é bastante procurada por turistas nas férias de verão

    A Jureia é bastante procurada por turistas nas férias de verão

    Peruíbe possui uma ótima infraestrutura de hotelaria e turismo, com uma grande rede de hotéis, pousadas, camping e colônias de férias, além de restaurantes, bares, lanchonetes, sorveterias, pizzarias e quiosques a beira-mar. O comércio é diversificado e os principais centros comerciais estão no centro e no bairro da Estação.

    Peruíbe é um destino turístico completo, em que se pode usufruir do campo, praia e montanha, com o diferencial da Lama Negra na área da saúde e estética, que a partir de 2000, depois de pesquisas que comprovaram sua eficácia é utilizada para vários tratamentos estéticos.

    O Roteiro Ecológico e de Aventura passa pela praia do Costão, com bica de água doce que leva ao entorno da Jureia, com a Cachoeira do Paraíso, uma belíssima queda de seis metros de altura e a praia da Barra do Una com famílias tradicionais que perpetuam a cultura caiçara no local.

    Bolsa do Café

    As praias de Peruíbe são preservadas e desertas

    As praias de Peruíbe são preservadas e desertas

    A região possui 32 km de praias, desde aquelas altamente urbanizadas até praticamente desertas e bem preservadas, além das ilhas de Queimada Grande, que abriga a temida cobra jararaca ilhoa; Queimada Pequena; Guaraú, Grande, Boquete e Guararetama e a orla urbana é formada por balneários horizontais de alto padrão, como Arpoador, Oásis, Parque Turístico, Flórida e Stella Maris.

    Segundo alguns esotéricos, Peruíbe apresenta características comparáveis às de algumas regiões da Índia e do Peru, com relatos de óvnis e seres extraterrestres, sendo muito visitada por estudiosos de ufologia, com a realização anual do Encontro Ufológico de Peruíbe.

    Colunas

    Contraponto

    Novos Banners