Conheça o
Caderno + DL

Ler

Assine o Jornal por R$8
por mês no plano atual

AssineLer Jornal

Previsão do tempo para Mongaguá

Mongaguá / SP

30°

06 Mai sexta

...

30° 25°

    Sobre a cidade de Mongaguá

    Os primeiros habitantes de Mongaguá foram os índios Tupi-Guarani no século XVI, às margens dos rios Mongaguá e Iguapeú. O nome de Mongaguá foi dado pelos índios, e significa "Água Pegajosa".

    Mongaguá é um município do estado de São Paulo, da Baixada Santista e se tornou município em Dezembro 1959, quando se emancipou de Itanhaém. Durante muitos anos, Mongaguá pertenceu a São Vicente. Passou a ser considerado município oficialmente em Dezembro de 1948 e no dia 31 de Dezembro de 1959, Mongaguá é elevada à categoria de cidade.

    Mongaguá é uma estância balneária agradável, localizada a 93 km de São Paulo e 35 km de Santos. A economia da cidade abrange o comércio, prestação de serviços, turismo e construção civil. Nos últimos dez anos teve um crescimento muito grande em especial na construção civil mas também no comércio e serviços em geral. É uma cidade com praias bem extensas mas poucos prédios em sua orla.

    Mongaguá é uma cidade hospitaleira e encantadora

    Mongaguá é uma cidade hospitaleira e encantadora

    Possui 13 quilômetros de praias contínuas, em mar aberto, adequadas para banhos e prática de esportes náuticos. A orla é urbanizada e podem ser encontrados quiosques e serviços à beira-mar, além de possuir boas opções para passeios ecológicos e pescaria.

    A cidade possui dois pontos turísticos muito importantes. Um é uma das maiores plataformas de pesca marítima do mundo, que adentra 400 metros ao mar, formando um “T”, e o outro, a arquibancada do pescador amador na foz do Rio Mongaguá.

    A Plataforma de Pesca de Mongaguá mede 400 metros

    A Plataforma de Pesca de Mongaguá mede 400 metros

    Ainda existem outros importantes atrativos em Mongaguá como o Poço das Antas, a Feira de Artesanato, o monumento em homenagem à Nossa Senhora Aparecida (padroeira da cidade), a aldeia indígena Guarani, e a zona rural do município que oferece opções de lazer em meio à fauna e flora diversificadas.

    Ao se falar da história de Mongaguá é importante fazer uma referência a um monumento histórico do local, o “Hotel Clube Marinho”, que durante muitos anos foi o único hotel e bar entre São Vicente e Itanhaém, onde famílias buscavam um agradável local de descanso. Políticos e importantes homens de negócios também se hospedaram no Hotel Clube Marinho, que teve entre seus mais ilustres hóspedes, o imortal Ruy Barbosa.

    Colunas

    Contraponto