Previsão do tempo para Itanhaém

Itanhaém / SP

30°

21 Jun quinta

...

30° 25°

    Sobre a cidade de Itanhaém

    Itanhaém é um município da Baixada Santista, no estado de São Paulo e seu nome é um termo de origem tupi que significa "pedra que canta", através da junção dos termos itá (pedra) e nha'em (canto).

    É um dos mais antigos municípios brasileiros, criado em 1532 com o nome de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém e foi, durante algum tempo, a sede da antiga capitania de São Vicente. A cidade começou às margens do rio Itanhaém, com a presença dos portugueses João Rodrigues Castelhano e Cristóvão Gonçalves, e a figura de Martim Afonso de Sousa esteve presente, durante os dois anos em que permaneceu em São Vicente. Foi elevada a categoria de vila em Abril de 1561 pelo capitão-mor Francisco de Morais e em 1654, foi construído o Convento dos Franciscanos.

    Itanhaém permaneceu até o começo do Século XX apenas como uma pacata e isolada vila de pescadores e agricultores caiçaras; só se tornou cidade com viés turístico, atraindo visitantes temporários de outras partes, após a chegada da ferrovia ao local, pois podendo receber turistas que chegavam pela ferrovia em busca das praias, ilhas e morros, se desenvolveram bairros como o Bairro do Poço, atual Belas Artes e Suarão.

    As praias de Itanhaém recebem turistas ao longo do ano

    As praias de Itanhaém recebem turistas ao longo do ano

    O turismo até 1961 era inexpressivo pelo fato dos meios de transporte não serem eficazes, sendo a única opção a Linha Santos-Juquiá, mas com a criação da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, neste ano, o acesso à cidade ficou muito prático para os turistas que estivessem de carro, vindo de qualquer parte do estado.

    São muitos os atrativos turísticos da cidade além das praias, como os passeios de barco rio acima ou em alto-mar, a Mata Atlântica, que apelidou a cidade de "Amazônia Paulista", as reservas indígenas habitadas, o Centro Velho com o Beco de Sant'Anna e a Casa de Câmara e Cadeia, a Igreja Matriz de Sant'Anna, as Ruínas do Convento, a Cama de Anchieta, o Morro do Sapucaitava, o Costão, as Ilhas marítimas da Queimada Pequena e da Queimada Grande.

    Vale a pena fazer um passeio de barco e conhecer de perto os encantos de Itanhaém

    Vale a pena fazer um passeio de barco e conhecer de perto os encantos de Itanhaém

    A Cama de Anchieta é uma bela formação rochosa que, segundo a lenda, por seu formato plano escavado pela ação do mar e pelo vento, no costão da Praia dos Sonhos, era o local preferido do jesuíta José de Anchieta, que passava horas descansando e buscando inspiração para compor versos e poemas.

    Colunas

    Contraponto