Diário do Litoral
Santos, 25 de outubro de 2014 22:14
Especiais

Previsão do tempo para Guarujá

Peruíbe Itanhaém Mongaguá São Vicente Cubatão Santos Praia Grande Guarujá Bertioga Riviera de São Lourenço Riviera de São Lourenço Peruíbe Itanhaém Mongaguá Praia Grande São Vicente Cubatão Santos Guarujá Bertioga

Veja a previsão do tempo para os próximos dias para Guarujá

De 26 de outubro a 7 de novembro
Amanhã, Domingo, 26 de outubro de 2014 Mínima Máxima
Possibilidade de pancadas de chuva a tarde 21°C 26°C
Segunda, 27 de outubro de 2014 Mínima Máxima
Variação de nebulosidade 22°C 25°C
Terça, 28 de outubro de 2014 Mínima Máxima
Nublado com possibilidade de chuva 20°C 27°C
Quarta, 29 de outubro de 2014 Mínima Máxima
Variação de nebulosidade 21°C 31°C
Quinta, 30 de outubro de 2014 Mínima Máxima
Possibilidade de chuva 25°C 34°C
Sexta, 31 de outubro de 2014 Mínima Máxima
Pancadas de chuva 25°C 35°C
Sábado, 1 de novembro de 2014 Mínima Máxima
Chuva 19°C 24°C
Domingo, 2 de novembro de 2014 Mínima Máxima
Chuva 18°C 20°C
Segunda, 3 de novembro de 2014 Mínima Máxima
Nublado 18°C 22°C
Terça, 4 de novembro de 2014 Mínima Máxima
Parcialmente nublado 21°C 27°C
Quarta, 5 de novembro de 2014 Mínima Máxima
Chuvas isoladas 23°C 29°C
Quinta, 6 de novembro de 2014 Mínima Máxima
Chuva 24°C 28°C
Sexta, 7 de novembro de 2014 Mínima Máxima
Chuvas isoladas 22°C 25°C
Clique e veja a previsão do tempo para outras cidades do Litoral Paulista:

Santos | Guarujá | São Vicente | Praia Grande | Cubatão | Peruíbe | Bertioga | Itanhaém | Mongaguá

Sobre a cidade de Guarujá


Pérola do Atlântico é um dos codinomes pelo qual é conhecida a terceira maior ilha do litoral do estado de São Paulo - Guarujá. Esse apelido é motivado pelas belas praias e belezas naturais desse município.


A Ilha de Santo Amaro, como foi batizada em suas primeiras incursões, surgiu com a contínua elevação do nível do Oceano Atlântico, que criou a atual ilha ao separá-la do continente.


No final do século XIX, com a economia paulista desenvolvida e o surgimento do acesso mais rápido entre o litoral e o Planalto Paulistano através da malha férrea,  surge um novo interesse pela ilha de Santo Amaro.


Em Janeiro de 1502, os primeiros europeus pisaram na ilha - André Gonçalves e Américo Vespúcio desembarcaram na praia de Santa Cruz dos Navegantes, e seguiram para a ilha de São Vicente.


A ilha não impressionou os colonizadores portugueses que concentraram seus esforços em  São Vicente, pois contava com acesso privilegiado ao Planalto Paulistano, através de trilhas indígenas, mas apesar do desinteresse, alguns portugueses acabaram permanecendo no ocidente da ilha de Santo Amaro e investiram na agricultura de subsistência, pesca e reparos de embarcações utilizadas no estuário de Santos.



A cidade de Guarujá também é conhecida por Pérola do Atlântico

A cidade de Guarujá também é conhecida por Pérola do Atlântico



Atualmente, um dos principais pontos de referência da cidade do Guarujá é o Morro do Maluf, entre as praias das Pitangueiras e da Enseada e diferente do que alguns imaginam não tem nenhuma relação com a família Maluf. O morro pertencia a Edmundo Maluf, industrial em São Paulo, solteiro, que tinha casa na ladeira do morro e dava festas memoráveis que agitavam os fins de semana do Guarujá.


Outro ponto conhecido da ilha, o Forte dos Andradas iniciou sua construção em 1934 pelo tenente-coronel de Engenharia João Luís Monteiro de Barros e foi inaugurado em Novembro de 1942, tornando-se a principal defesa da entrada da Baía de Santos ao sul da Ilha de Santo Amaro e recebeu seu nome em homenagem aos irmãos Andradas - José Bonifácio, Antônio Carlos e Martim Francisco, que tiveram muita importância durante o período imperial.


Forte dos Andradas

Forte dos Andradas


As instalações do Forte são conservadas pela 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, e foi aberto à visitação pública em Janeiro de 1994 e lá o turista tem acesso às vistas marítimas mais bonitas de todo litoral paulista, além de uma praia denominada Praia do Monduba ou Artilheiro, cujo acesso só é permitido com autorização do comando do exército.


O Guarujá é muito procurado pelos turistas na alta temporada não somente por suas praias urbanizadas e organizadas, com excelente infra-estrutura, mas também por suas praias selvagens, acessíveis apenas através de trilhas, mas não menos paradisíacas.


Praia do Tombo

Praia do Tombo


Guarujá, pela sua beleza, histórico, infra-estrutura e proximidade com São Paulo, oferece um forte atrativo imobiliário e turístico e boa parte da orla, nas praias próximas do centro como Astúrias, Pitangueiras, Enseada e Tombo, é tomada por construções dedicadas à população sazonal, que ocupa esses prédios, particulares e turísticos, principalmente nas férias de verão.


O turismo, com grande incidência no verão como em toda cidade litorânea, aliado aos ganhos com o mercado imobiliário-turístico, e também com o custo elevado dos impostos com a compra, venda, aluguel, segurança, e manutenção predial, movimentam significativamente a economia do Guarujá.


A praia das Astúrias é perfeita para banhos e pesca

A praia das Astúrias é perfeita para banhos e pesca


Leia notícias de Guarujá



Assinatura DL - Cortesia

Hotéis em Guarujá