Conheça o
Caderno + DL

Ler

Assine o Jornal por R$8
por mês no plano atual

AssineLer Jornal

Previsão do tempo para Bertioga

Bertioga / SP

30°

26 Mai Quinta

...

30° 25°

    Sobre a cidade de Bertioga

    Bertioga tem seu nome originado no tupi antigo falado na costa brasileira, através do termo tupi piratyoca, que significa "casa do peixe branco", mas há quem diga que Bertioga tem origem no termo tupi buriquioca, que significa "casa do muriqui".

    No início da colonização portuguesa, no século XVI, a atual cidade paulista de Ubatuba, era uma aldeia tupinambá na região da atual cidade fluminense de Angra dos Reis, e se reuniam em Yperoig, atualmente conhecida como Ubatuba, e os portugueses do núcleo vicentino decidiram construir o forte de São José da Bertioga para se defender dos ataques dos tupinambás.

    Pelo forte, em 1552, ficou responsável Hans Staden, um mercenário alemão a serviço do rei de Portugal. Staden foi capturado pelos tupinambás e, libertado depois por intervenção dos franceses, aliados dos tupinambás. Retornando à Alemanha, escreveu um livro sobre suas aventuras no Novo Mundo, que vendeu muito na época, principalmente pelas descrições dos banquetes antropofágicos praticados pelos tupinambás, livro este que foi base para o filme Hans Staden, de 1999.

    As praias de Bertioga são encantadoras e limpas

    As praias de Bertioga são encantadoras e limpas

    De Bertioga, em 1565, Estácio de Sá e expedicionários de Santos, São Vicente e São Paulo saíram para fundar a cidade do Rio de Janeiro.

    A cidade de Bertioga foi um distrito de Santos até 19 de Maio de 1991, quando foi instituída como um município independente.

    Os vizinhos geográficos de Bertioga são Mogi das Cruzes, Biritiba-Mirim, Salesópolis, São Sebastião, Guarujá e Santos.

    Para se chegar ao município de Bertioga a partir da capital paulista, São Paulo, utiliza-se a Rodovia Mogi-Bertioga (SP-98) e a partir da cidade, chega-se ao Guarujá por ferry-boat e a Santos e São Sebastião pela Rodovia Rio-Santos (SP-55/BR-101).

    O município de Bertioga é recortado por diversos pontos turísticos como Canal de Bertioga, Forte de São João da Bertioga, Foz do Rio Itaguaré, Morro de São Lourenço, e Praia de Itaguaré, entre outros, e um dos mais conhecidos é a Riviera de São Lourenço, bairro nobre da região que na alta temporada recebe entre seus frequentadores a classe média alta da capital paulista que circula em seu Clube de Golfe e Centro Hípico.

    O Forte de São João foi batizado primeiramente por São Thiago

    O Forte de São João foi batizado primeiramente por São Thiago

    Fica também no município de Bertioga a Vila de Itatinga, que tem seu acesso restrito a visitantes, sendo feito por um pequeno ferry-boat de onde é feita a travessia do rio Itapanhaú. Depois de atravessar ao rio, ainda é necessário percorrer 7 km ao pé da Serra do Mar com um bondinho. No caminho se vê belas paisagens, é não é nada difícil ver pequenos animais silvestres à solta, além de cachoeiras e riachos. Chegando à Vila de Itatinga é possível encontrar aproximadamente 70 famílias de trabalhadores da usina de Itatinga, uma das principais geradoras de energia para o porto de Santos.

    Colunas

    Contraponto