08h : 13min

Conheça o
Caderno + DL

Ler

Assine o Jornal por R$8
por mês no plano atual

AssineLer Jornal

Pesquisa mostra o Brasil entre os 15 países com pior velocidade de internet do mundo

A média da velocidade entregue é de 2,65 mbps (megabits por segundo) frente aos 4,08 mpbs da Suíça, país com a melhor conexão dos 48 que aparecem na pesquisa

Comentar
Compartilhar
16 OUT 2016Por Folhapress22h00
Pesquisa mostra o Brasil entre os 15 países com pior velocidade de internet do mundoFoto: Divulgação

Assistir a um filme, uma série ou ouvir música a qualquer hora já é possível. Só depende de a internet funcionar. Segundo dados do mês de setembro divulgados pela Netflix -provedora global de filmes e séries de TV via internet-, contudo, o Brasil tem uma das piores conexões do mundo. A média da velocidade entregue é de 2,65 mbps (megabits por segundo), frente aos 4,08 mpbs da Suíça, país com a melhor conexão dos 48 que aparecem na pesquisa.

Não é difícil interpretar os números. "Todo acesso à internet tem a mesma velocidade, o que muda é a largura de banda [conexão]. Podemos fazer uma comparação: aqui no Brasil, temos uma estradinha estreita e passa um carro de cada vez. Se um desses carros tiver um pneu furado, o fluxo para", explica Almir Meira Alves, professor da FIAP.

Os brasileiros sentem a dificuldade na rotina. "Em alguns dias, consigo ver vídeos sem problemas, mas há aqueles em que desisto, por causa da oscilação da velocidade da internet. Mesmo os sites de música não funcionam sem travar ao menos uma vez", diz a assistente administrativa Bianca Oliveira, 25 anos.

Mas vale lembrar que as empresas que fornecem conteúdo musical e de filmes dependem do serviço de internet dos clientes. "A Netflix é um provedor de conteúdo, e eles querem que esse serviço seja entregue porque, na hora que travar, o cliente vai achar que é a Netflix que não funciona", explica o colombiano Andrés Madero, diretor da empresa de tecnologia Infinera na América Latina.

A conexão lenta pode, ainda, afetar o som e a imagem dos vídeos.

Colunas

Contraponto

Construtora CredLar