X

Tecnologia

Entenda o que são "ransomwares" e como se proteger

Muitas vezes, os criminosos pedem que os pagamentos sejam feitos usando bitcoin, uma moeda virtual -que é também usada em negócios legais

Folhapress

Publicado em 13/05/2017 às 23:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

"Ransomware" é um tipo de software malicioso que "sequestra" os arquivos do usuário em troca de resgate. Para isso, ele criptografa os arquivos do computador e impede que eles sejam acessados. Foi um programa desse tipo que afetou diversos computadores, entre eles o sistema de saúde da Inglaterra, nesta sexta-feira (12).

Depois de criptografar os dados da máquina infectada, ele também procura outros computadores conectados a ela para se espalhar por meio da rede.

Muitas vezes, os criminosos pedem que os pagamentos sejam feitos usando bitcoin, uma moeda virtual -que é também usada em negócios legais.

O vírus que afetou, segundo especialistas, 74 países nesta sexta se aproveitava de uma falha de segurança no Windows para se instalar nos computadores. Esse problema havia sido corrigido em março pela Microsoft por meio de uma "atualização crítica".

Máquinas que não haviam recebido a correção, no entanto, permaneciam vulneráveis.

O "WannaCrypt0r" tranca arquivos de extensões comuns, como documentos de texto e planilhas, além de arquivos de bancos de dados e de mídia.

Proteção 

O Cert.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil) recomenda, para se proteger de "ransomwares", ter um antivírus instalado e tomar cuidado ao clicar em links e abrir arquivos.

Especialistas recomendam que não seja feito o pagamento do resgate, já que não há garantia de que os arquivos serão liberados mesmo após a transferência do dinheiro para os criminosos.

Outra sugestão é manter backups dos seus dados, pois, em caso de infecção essa é a única forma de ter certeza de que os arquivos serão recuperados.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter