06h : 50min

Conheça o
Caderno + DL

Ler

Assine o Jornal por R$8
por mês no plano atual

AssineLer Jornal

TST debate hoje e amanhã reforma trabalhista e sindical

A direção do TST aguarda a presença de sindicalistas, do STF, juízes do trabalho, advogados, entre outros integrantes dos setores da sociedade

Comentar
Compartilhar
24 NOV 2016Por Francisco Aloise 11h02
Advogada Telma Rodrigues da Silva diz que seminário trabalhista no TST será um aprendizadoFoto: Rodrigo Montaldi/DL

O financiamento da atividade sindical, a preservação da CLT e os 75 anos da Justiça do Trabalho estarão sendo debatidos, hoje e amanhã, no seminário internacional promovido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília. A direção do TST aguarda a presença de sindicalistas,  do STF, juízes do trabalho, advogados, entre outros integrantes dos setores da sociedade.

O tema de abertura “Os 75 anos da Justiça do Trabalho: Conquistas e Mudanças”, será desenvolvido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello. Já a “Crise Econômica e Reforma Trabalhista na Europa”, terá como palestrante o professor Pedro Romano Martinez, da Universidade de Lisboa, e ocorrerá na sexta-feira.

O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira confirmou presença e fará parte da mesa   durante solenidade de abertura do seminário. Essa será a segunda etapa do seminário, que teve a primeira edição realizada nos dias 27 e 28 de agosto na sede da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro (RJ).

Além da finalidade comemorativa, a proposta do encontro é a de discutir temas atuais referentes às relações de trabalho, como os métodos consensuais de composição de conflitos, e os riscos e desafios do Direito do Trabalho no Brasil atual.

O evento na sede do TST – Plenário Ministro Arnaldo Süssekind e é promovido pelo Tribunal Superior do Trabalho, o Conselho Superior de Justiça do Trabalho (CSJT) e a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento dos Magistrados do Trabalho (Enamat).

Destaque

Entre os vários temas do seminário, alguns merecem destaque por envolver diretamente a área trabalhista e sindical. É o caso do tema Crise Econômica e Reforma Trabalhista na Europa, que será desenvolvido na sexta-feira pelo Professor Doutor Pedro Romano Martinez, da Universidade de Lisboa, que vai esclarecer como ocorreram as reformas em países europeus­.

Outros dois temas

Os 73 anos da sua modernização e Reforma Sindical e Meios de Financiamento das Entidades Sindicais, vão merecer a atenção de advogados e líderes sindicais de todo País.

Advogada santista participará do evento

A advogada trabalhista de Santos, Telma Rodrigues da Silva, vai participar do seminário trabalhista no TST. Recém chegada de Montreal, no Canadá, onde faz intercâmbio pela OAB/SP e Caasp, ela diz que os temas a serem debatidos no evento vão de encontro as questões ligadas diretamente a sua área de atuação e também sobre desemprego e a reforma trabalhista na Europa.

“Hoje, vivemos uma crise sem precedente na história. O Governo quer fazer reformas trabalhista, previdenciária e alterar o custeio sindical, temas que estarão sendo debatidos e esclarecidos por autoridades, algumas delas internacionais. Por certo, o seminário será muito esclarecedor, um aprendizado e ocorre num momento em que o País passa por uma crise do emprego”, conclui.

Colunas

Contraponto

Construtora CredLar