X

Sindical e Previdência

Sindicalistas vão relembrar os 53 anos do Raul Soares

Categoria realiza eventos, em parceria com o Diário do Litoral, para relembrar os 53 anos da chegada do navio-prisão ao Porto de Santos

Francisco Aloise

Publicado em 14/04/2017 às 10:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Cárcere Flutuante ficou atracado sob um banco de areia próximo à Ilha Barnabé de junho a outubro de 1964 / Reprodução

Para relembrar os 53 anos da chegada do navio-prisão Raul Soares ao Porto de Santos, sindicalistas da Baixada Santista, em parceria com o Diário do Litoral, vão realizar diversos eventos no próximo dia 24.

A partir das 9 horas haverá uma reunião no Sintraport, onde será realizado um café da manhã. O médico Thomas Maack, um dos presos do navio que ajudou a salvar vidas de muitos sindicalistas, virá de Nova Iorque, onde buscou exílio logo após a desativação do navio, para participar dos eventos.

O encontro deverá contar também com as presenças dos sindicalistas portuários Ademarzinho e Argeu Anacleto, ambos filiados ao Sintraport, que foram presos no Raul Soares, além de familiares de presos, que vão agradecer ao médico Thomas Maack.

Após a reunião no Sintraport, os participantes irão até o Porto, onde próximo a travessia de barcas para Vicente de Carvalho, farão um ato para relembrar a triste sexta-feira d 24 de abril de 1964, data da chegada do navio. É que desse local obtêm-se uma vista da Ilha barnabé, no outro lado do Estuário, local onde o navio, que não tinha forças para navegar, ficou atracado encima de um banco de areia.

Foi, também, nesse local, que as mulheres de portuários mantinham vigília para evitar que o navio fosse levado e abandonado em alto mar, conforme eram as ameaças relatadas pelos presos.

Eventos-Ainda no dia 24 de abril, o Sindest vai recepcionar o médico Maack para lançamento de uma edição especial do livro-reportagem:  “Cárcere Flutuante: Verdade Ainda Submersa”, que será distribuído aos associados e convidados. Essa obra é referente a série d reportagens publicadas pelo Diário do Litoral sobre o navio-prisão.

No dia 25 está previsto um novo encontro do médico com sindicalistas, em local a ser definido, e no dia 26, o médico vai participar de um café da manhã com associados no Sindicato dos Químicos, quando fará palestra sobre o que ocorreu nos calabouços do navio-prisão Raul Soares.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Confira o resultado da +Milionária no concurso 141, nesta quarta (24)

O prêmio é de R$ 176.000.000,00

Praia Grande

PAT de Praia Grande oferta novas oportunidades de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter