X

Sindical e Previdência

Sindicalistas contestam o ranking das centrais sindicais

O Ministério do Trabalho e Emprego divulgou representatividade que mantém a CUT como líder

Da Reportagem

Publicado em 04/05/2016 às 10:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Liderança da CUT ocorre pela oitava vez consecutiva / Arquivo/DL

O Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) divulgou  no Diário Oficial da União a relação das centrais sindicais que atendem à legislação brasileira e receberão os certificados de representatividade.. conforme divulgou o DL na edição de segunda-feira.

Mas esse ranking está sendo contestado pelos sindicalistas Herbert Passos Filho e Paulo Pimentel, respectivamente diretores  da Força Sindical, e da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST). A Força ficou na quarta colocação e a NCST em quinto lugar.

Herbert Passos diz que estranha o fato do desemprego ter crescido, a ponto de recentemente atingir 11 milhões de desempregados, em comparação ao crescimento de algumas centrais sindicais. “Acho que o método usado pelo MTE deve ser revisto para o próximo ano. A Força Sindical manteve o número de trabalhadores filiados, mas outras entidades cresceram em número de filiados numa época de pleno desemprego, o que, para mim, é muito estranho”, informa.

Ele conclui acrescentando que, a Força Sindical caiu da segunda para a terceira posição, num empate técnico com a CTB, uma vez que a Força ficou atrás com uma diferença de apenas 965 trabalhadores.

Já, o sindicalista Paulo Pimentel, PP,. diretor da NCST na Baixada Santista, também diz estranhar o crescimento exagerado de algumas centrais sindicais. “Queremos saber com exatidão o método para a escolha desse ranking. A NCST continua crescendo, mas ficou na quinta posição. Alguma coisa está errada e vamos averiguar. Não queremos ser privilegiados, mas queremos saber os métodos usados nessa escolha, onde entidades com bem menos sindicatos, estão nas primeiras colocações acima da NCST que possui 1.136 sindicatos filiados”, conclui.

A lista das entidades que poderão representar os trabalhadores brasileiros em fóruns tripartites, conselhos e colegiados, além de receber parte do dinheiro da contribuição sindical dos trabalhadores em 2016. está divulgada abaixo na tabela enviada pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

CUT lidera

Pelo oitavo ano consecutivo, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) se manteve como a maior entidade. Com 2.319 sindicatos filiados e 3,88 milhões de trabalhadores sindicalizados, ela representa 30,4% dos trabalhadores brasileiros, quase um terço do total.

Em segundo lugar ficou a União Geral dos Trabalhadores (UGT), com 11,29% de representatividade, seguida pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras Brasileiros (CTB) e Força Sindical, com 10,08% cada – a diferença entre essas duas últimas é de apenas 965 trabalhadores.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter